O dia de Sexta-Feira Santa foi especial para a equipa de seniores masculinos de futsal do Vitória Clube de Santarém, que, com uma exibição de união, raça e ambição, ofereceu à família vitoriana o triunfo no reduto do CAS Vicentense, em São Vicente do Paul, por 4-3, em partida a contar para o Campeonato Distrital da AF Santarém.

Naquele que, actualmente, é o único dérbi do concelho de Santarém, entrou mais forte a equipa da casa, que se adiantou cedo no marcador, tendo os vitorianos, porém, replicado com o fulgor que vem sendo apanágio da equipa nas últimas rondas: ainda antes do intervalo, dois golos de rompante, apontados por Miguel Garcia e João Fitas, colocaram o emblema azul e branco em vantagem.

Depois, na segunda metade de um encontro rico em alternâncias no marcador, tornou a dar a volta o CAS Vicentense, que preservaria vantagem de 3-2 até perto do final do encontro.

Aí, veio à tona a alma do conjunto vitoriano, agora orientado pelo experiente técnico João Correia (ex-Sporting e Leões de Porto Salvo), que, inspirado pelo extraordinário apoio dedicado pelos adeptos na bancada, embalou até aos tão ambicionados três pontos, com dois tiros certeiros de Vinícius Lé: primeiro, rubricou a igualdade, na sequência da cobrança perfeita de uma grande penalidade; depois, num dos momentos mais apoteóticos da temporada, precisamente na última jogada do desafio, carimbou o 3-4 final, após assistência açucarada de Miguel Garcia.

Com este triunfo, a jovem equipa do Vitória Clube de Santarém, composta quase em exclusivo por atletas provenientes da formação do clube (11 em 12 convocados), sobe ao 4.º lugar da competição, numa altura em que faltam apenas três rondas para o final. Segue-se o encontro diante do Louriceirense, no próximo sábado, dia 23 de Abril, às 20h00, na Nave Municipal de Santarém.

Cartão branco em dupla goleada nacional

Também no plano das camadas jovens, a quadra pascal foi de sucesso para as cores do Vitória Clube de Santarém, com as duas equipas vitorianas que disputam campeonatos nacionais organizados pela Federação Portuguesa de Futebol a brilharem a grande altura, imitando-se no volume de golos aplicados numa frutuosa tarde de sábado.

Em Sub-15 (iniciados), a permanência no Campeonato Nacional em 2022/23, já garantida há várias rondas, foi abrilhantada com um triunfo de gala por 8-1, diante da CP Miranda do Corvo (AF Coimbra), naquela que foi a última jornada da presente edição da competição.

E os três pontos valeriam mesmo à turma orientada por Ivo Costa um soberbo 2.º lugar entre as oito formações que se digladiaram nesta fase de manutenção na principal prova nacional de futsal deste escalão etário.

O clube vitoriano inicia agora a captação de novos atletas (nascidos em 2008 e 2009) para compor a versão do plantel que enfrentará a 4.ª temporada consecutiva do clube nesta competição que reúne os maiores emblemas do país.

Os mesmos números (goleada por 8-1) seriam repetidos, em simultâneo, pela equipa feminina de Sub-19 (juniores) no recinto do CRC Quinta dos Lombos, um dos mais emblemáticos clubes de formação do nosso país.

A pivô Catarina Menino, com um hat-trick, destacou-se pela inspiração goleadora, numa partida em que também Carolina Clemente (2), Margarida Mendes, Maria Leonor e Maria Machado fariam o gosto ao pé.

Nota de grande destaque ainda para a treinadora da equipa, Neuza Leandro, que mereceu da equipa de arbitragem a exibição de um cartão branco, em mais um momento louvável de desportivismo e fair play que em muito engrandece o emblema vitoriano.

Leia também...

Atleta do Santarém Basket Clube morre aos 13 anos de idade

Henrique Francisco, atleta do Santarém Basket Clube, faleceu no passado domingo, 11…

Atleta do Vale de Santarém assina contrato profissional com o SL Benfica

Henrique Sá iniciou o seu percurso desportivo no SL Cartaxo.

Par de Santarém conquista recorde para Portugal no Campeonato do Mundo das 10Danças

O par Francisco Ramos & Leonor Gonçalves conquistou o 13º lugar na…

Benfica do Ribatejo incrédulo com decisão da Associação de Futebol de Santarém

O Grupo Desportivo de Benfica do Ribatejo está incrédulo com a resposta…