O último fim de semana foi absolutamente inolvidável para o futsal do Vitória Clube de Santarém, que, em dois dias de intensas finais, abrilhantou o seu rico palmarés com a conquista, de uma assentada, de mais três Taças do Ribatejo da Associação de Futebol de Santarém!
No sábado, no Palácio dos Desportos, em Torres Novas, as equipas de juvenis e juniores masculinos, ambas recém-sagradas campeãs distritais das respetivas categorias, concretizaram a ambicionada “dobradinha”, enquanto no domingo, em Alcanena, foi a vez de brilhar a grande altura o escalão de seniores femininos.
A primeira equipa azul e branca a entrar em ação foi a de juvenis, que, na antecâmara de mais uma participação na Taça Nacional da categoria, tinha nesta final mais um teste de fogo, defronte do vice-campeão distrital, o CR Casal do Grilo.
Apesar da valia do opositor, porém, os pupilos de Ricardo Catrola dominaram a partida do primeiro até (literalmente) ao último segundo, momento em que Didi bisou e fechou as contas em 6-2, já depois de Diogo Canha e Cristiano Bernardino terem também eles faturado por duas vezes. Esta foi a quinta taça conquistada pelo clube neste escalão etário (e igualmente a quinta “dobradinha”).
Juniores também fazem “dobradinha”
Logo de seguida, também num Palácio dos Desportos a fervilhar de paixão clubística, destacando-se uma enorme mancha azul afeta ao Vitória Clube de Santarém, foi a vez de a formação júnior masculina do emblema escalabitano se exibir em grande plano na quadra, em mais um tradicional clássico diante do CD Os Patos que, para quem assiste, traz sempre chancela de espetáculo.
Numa constante toada de equilíbrio até final, mas sempre com o Vitória a reclamar as rédeas do encontro, o marcador acabaria por estacionar, já no segundo tempo, num muito celebrado 4-3 a favor dos azuis e brancos. Jota e Zé Miguel, com dois grandes golos na etapa inicial, Xavi Malpique e Alex Pereira, todos atletas que vestem a camisola do clube desde os escalões de traquinas e benjamins, foram os atletas que eternizaram o seu nome no boletim de marcadores de mais uma grande final.
O técnico Ricardo Catrola, com a companhia do timoneiro da equipa sénior masculina, João Carmo Correia, volta, assim, a erguer uma taça em juniores, depois de, em 2015/16, ter comandado a equipa que conquistou o primeiro troféu para o clube neste escalão.
Prossegue, assim, uma época de sonho para o treinador vitoriano: duas “dobradinhas”, em juvenis e juniores, e a disputa de mais uma Taça Nacional.
Vitorianas felizes em final dramática
No domingo, depois dos mais novos, o emblema vitoriano fecharia o fim de semana com chave de ouro, na final da Taça Distrital de Seniores Femininos, aquele que se adivinhava porventura o desafio mais complicado, frente à Juventude Ouriense, equipa campeã interdistrital das associações de futebol de Santarém e Castelo Branco.
Numa partida imprópria para cardíacos, marcada pelo estoicismo, a crença e a superação das atletas vitorianas, que aliaram de forma perfeita a experiência de atletas consagradas à muita juventude que vem despontando das camadas de formação, fica para a história o golo solitário da eterna capitã Conxi, que valeu o 1-0 e a conquista da quarta taça de sempre para uma equipa que, desde 2007, vem elevando a grande altura as bandeiras do clube e de Santarém.
Em nota veiculada nos seus canais oficiais, o clube agradece “às atletas, ao staff liderado por Leonor Meneses, ao fantástico público e a todos os que diariamente lutam pelo crescimento do futsal feminino no Vitória Clube de Santarém e no distrito, pela qualidade, pela persistência, pela dedicação, pela paixão e pelo crer” em prol da causa vitoriana.
A equipa marcou já lugar também na final da Supertaça Distrital, frente ao mesmo opositor, num embate que se realizará no próximo dia 25 de abril, em local a designar.
Confira já todos os resultados do Vitória Clube de Santarém no fim de semana de 11 e 12 de março:
JUVENIS MASCULINOS: CR Casal do Grilo, 2 x Vitória C. Santarém, 6
(Diogo Canha 2, Cristiano Bernardino 2, Didi 2)
JUNIORES MASCULINOS: CD Os Patos, 3x Vitória C. Santarém, 4
(Jota, Zé Miguel, Xavi Malpique, Alex Pereira)
SENIORES FEMININOS: Juventude Ouriense, 0 x Vitória C. Santarém 1
(Conxi)
SENIORES MASCULINOS: Vitória C. Santarém, 2 x CB Golegã, 4
(Adrian Pereira, Vinícius Lé
JUNIORES FEMININOS: Alenquer RC, 2 x Vitória C. Santarém 1
(Sofia Dias)
INFANTIS “AZUIS”: Vitória C. Santarém, 15 x Futalmeirim, 1
(Tomás Fernando 6, João Esteves 5, Inês Oliveira, 2, Francisco Coelho, Simão Coelho)
INFANTIS “BRANCOS”: Vitória C. Santarém, 5 x Laranja Mecânica “B”, 0
(Victor Faria 3, Inês Oliveira, Josué Mendes)