A partir de hoje, 14 de agosto, e até 17 de agosto, a aldeia ribeirinha do Arripiado, no concelho da Chamusca, será palco de mais uma edição do Arraial de Verão, um evento que promete quatro dias de animação, cultura, tradição e convívio à beira do Tejo.

A festa tem início hoje com o Festival de Folclore (21h00), que reúne os ranchos e grupos etnográficos do concelho, e decorre na zona ribeirinha, entre o Parque Verde e o Cais do Arripiado. Este espaço, privilegiado pela sua beleza natural e proximidade à água, proporciona aos visitantes uma experiência única de convívio e contacto com o património natural e cultural local.

O Arraial reúne um programa diversificado do qual faz parte: gastronomia tradicional, música, artesanato, festival de folclore, tauromaquia, atividades desportivas e aquáticas, jogos tradicionais, expositores de várias áreas e a tradicional procissão fluvial.

No cartaz musical destaque para os concertos da Banda da Carregueira – SFIRC Vitória & Sunset 91 (15 de agosto, às 21h00), seguido pela banda Vizinhos (15 de agosto, às 22h00) e por Ivo Lucas (16 de agosto, às 22h00). A animação prolonga-se noite dentro, com Tat&Ana (15 de agosto, às 00h30) e com os DJ Thiagu e DJ Zélix, respetivamente nas noites de 14 e 16 de agosto.

O evento contempla ainda diversas atividades de lazer e contacto com a natureza. No dia 15 de agosto, pelas 09h00, realiza-se um passeio guiado de BTT, seguido, ao final do dia, pela Canoagem ao Pôr-do-Sol, no percurso entre Constância e o Arripiado, permitindo aos participantes apreciar a beleza do rio e a paisagem ribeirinha. No dia 17 de agosto, pelas 09h00, terá lugar um passeio pedestre, que permite explorar e valorizar percursos naturais do território.

As cerimónias religiosas, um dos pontos altos da festa, decorrem no dia 15 de agosto, feriado nacional em que se celebra o Dia da Assunção de Nossa Senhora, com a procissão fluvial, às 17h00. Este ano, a imagem de Nossa Senhora da Piedade, proveniente da aldeia de Tancos, na margem norte, será transportada para se juntar à imagem de São Marcos, na margem sul, da aldeia ribeirinha no Arripiado.

O evento encerra no dia 17 de agosto com o espetáculo “Fados ao Pôr-do-Sol” (19h30), com os fadistas chamusquenses Marisa Ferreira e Manuel João Ferreira, acompanhados por Diogo Ferreira (guitarra portuguesa), Cajé Garcia (viola) e Fernando Nani (baixo).

Organizado pelo Município da Chamusca e pela Junta de Freguesia da Carregueira, o Arraial de Verão do Arripiado conta com a participação ativa do associativismo local.

Leia também...

João Barroca faleceu aos 76 anos

João Barroca, ex-treinador e atleta de futebol, residente no Cartaxo, faleceu na sexta-feira, 13 de Janeiro, aos 76 anos. O antigo atleta acumulou passagens…

Arte Equestre Portuguesa classificada Património Imaterial da Humanidade

A Arte Equestre Portuguesa foi hoje classificada Património Imaterial Cultural da Humanidade, na reunião do comité responsável da Organização das Nações Unidas para a…

Cartaxo rejeita aumento de tarifário da água proposto pela concessionária

A Câmara do Cartaxo rejeitou na quinta-feira, por unanimidade, o pedido para aumento do tarifário em 2023 proposto pela empresa que gere o sistema…

10 anos de prisão para pai por violar e abusar sexualmente da filha

O Tribunal de Santarém condenou um homem, de 44 anos, a 10 anos de prisão e ao pagamento de 5 mil euros de indemnização…