A partir de hoje, 14 de agosto, e até 17 de agosto, a aldeia ribeirinha do Arripiado, no concelho da Chamusca, será palco de mais uma edição do Arraial de Verão, um evento que promete quatro dias de animação, cultura, tradição e convívio à beira do Tejo.

A festa tem início hoje com o Festival de Folclore (21h00), que reúne os ranchos e grupos etnográficos do concelho, e decorre na zona ribeirinha, entre o Parque Verde e o Cais do Arripiado. Este espaço, privilegiado pela sua beleza natural e proximidade à água, proporciona aos visitantes uma experiência única de convívio e contacto com o património natural e cultural local.

O Arraial reúne um programa diversificado do qual faz parte: gastronomia tradicional, música, artesanato, festival de folclore, tauromaquia, atividades desportivas e aquáticas, jogos tradicionais, expositores de várias áreas e a tradicional procissão fluvial.

No cartaz musical destaque para os concertos da Banda da Carregueira – SFIRC Vitória & Sunset 91 (15 de agosto, às 21h00), seguido pela banda Vizinhos (15 de agosto, às 22h00) e por Ivo Lucas (16 de agosto, às 22h00). A animação prolonga-se noite dentro, com Tat&Ana (15 de agosto, às 00h30) e com os DJ Thiagu e DJ Zélix, respetivamente nas noites de 14 e 16 de agosto.

O evento contempla ainda diversas atividades de lazer e contacto com a natureza. No dia 15 de agosto, pelas 09h00, realiza-se um passeio guiado de BTT, seguido, ao final do dia, pela Canoagem ao Pôr-do-Sol, no percurso entre Constância e o Arripiado, permitindo aos participantes apreciar a beleza do rio e a paisagem ribeirinha. No dia 17 de agosto, pelas 09h00, terá lugar um passeio pedestre, que permite explorar e valorizar percursos naturais do território.

As cerimónias religiosas, um dos pontos altos da festa, decorrem no dia 15 de agosto, feriado nacional em que se celebra o Dia da Assunção de Nossa Senhora, com a procissão fluvial, às 17h00. Este ano, a imagem de Nossa Senhora da Piedade, proveniente da aldeia de Tancos, na margem norte, será transportada para se juntar à imagem de São Marcos, na margem sul, da aldeia ribeirinha no Arripiado.

O evento encerra no dia 17 de agosto com o espetáculo “Fados ao Pôr-do-Sol” (19h30), com os fadistas chamusquenses Marisa Ferreira e Manuel João Ferreira, acompanhados por Diogo Ferreira (guitarra portuguesa), Cajé Garcia (viola) e Fernando Nani (baixo).

Organizado pelo Município da Chamusca e pela Junta de Freguesia da Carregueira, o Arraial de Verão do Arripiado conta com a participação ativa do associativismo local.

Leia também...

Motorizadas de todas as idades no XII ‘Tira Ferrugem’ em Ourém

139 motorizadas de todas as idades percorreram as estradas do concelho de Ourém, no domingo, 15 de Setembro, durante o XII ‘Tira Ferrugem’, organizado…

GNR reforça patrulhamento até 2 de Janeiro no âmbito da operação “Natal e Ano Novo 2021”

A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai intensificar o patrulhamento rodoviário no país até 2 de Janeiro nas vias de maior tráfego no âmbito da…

“Novos Desafios para a Olivicultura Nacional” e “Os Desafios Futuros das Áreas Rurais” foram temas de debate na Agroglobal

A Consulai – Consultadoria Agro-Industrial e a Olivum – Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal, realizaram, no dia 6 de setembro, o Seminário…

Santarém acolheu reunião do Ministro da Educação com os Directores de Escolas e Agrupamentos para preparar o próximo ano lectivo

A “Reunião da Equipa Governativa da Educação com os Diretores” teve lugar em Santarém na passada quarta-feira, dia 19 de Julho, pelas 15h00 no…