A equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital Distrital de Santarém (HDS) realizou 1973 missões de socorro durante o ano de 2021.

O balanço desta equipa, que integra o Serviço de Urgência do Hospital, é feito no Dia Europeu do 112, que hoje se assinala. A VMER de Santarém está ao serviço da população 24 horas por dia, desde 1 de Junho de 2004, e é actualmente constituída por 12 médicos e 16 enfermeiros que diariamente contribuem para a capacidade de resposta do número de emergência nacional 112.

“A missão da VMER consiste na estabilização pré-hospitalar do doente e no acompanhamento médico durante o transporte de vítimas de acidente ou doença súbita”, lembra Sérgio Eufrásio, coordenador médico da VMER do Hospital de Santarém.

Sérgio Eufrásio

Segundo Sérgio Eufrásio, ao longo destes anos “o trabalho de toda a equipa traduziu-se numa melhoria dos cuidados prestados em ambiente pré-hospitalar com forte impacto na sobrevida dos doentes e vítimas de acidente”.

O Dia Europeu do 112 foi criado em 2009 pela Comissão Europeia, pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da União Europeia, através de uma Convenção Tripartida, e assume como objectivo destacar a importância do 112 enquanto número comum de emergência gratuito, numa União Europeia sem fronteiras internas. Por outro lado, pretende sensibilizar para a importância dos serviços de emergência no dia-a-dia dos cidadãos.

Leia também...

Deputados do PS questionam Governo sobre falta de médicos de família em Ourém

Os deputados do PS eleitos pelo círculo de Santarém questionaram o Governo, liderado pelo socialista António Costa, sobre a falta de médicos de família…

Equipa DiabPT United faz treino de preparação para DiaEuro em Rio Maior

No próximo dia 27 de Maio a equipa DiabPT United, da qual fazem parte membros do Núcleo Jovem da Associação Protectora dos Diabéticos de…

Centros de vacinação da Lezíria do Tejo reduzem horário e dias de funcionamento

Maioria passa a funcionar nos Centros de Saúde.

Urgências de obstetrícia vão funcionar de forma rotativa em Lisboa e Vale do Tejo até março

As urgências de ginecologia e obstetrícia e as unidades de neonatologia de Lisboa e Vale do Tejo vão funcionar até final de Março com…