A equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital Distrital de Santarém (HDS) realizou 1973 missões de socorro durante o ano de 2021.
O balanço desta equipa, que integra o Serviço de Urgência do Hospital, é feito no Dia Europeu do 112, que hoje se assinala. A VMER de Santarém está ao serviço da população 24 horas por dia, desde 1 de Junho de 2004, e é actualmente constituída por 12 médicos e 16 enfermeiros que diariamente contribuem para a capacidade de resposta do número de emergência nacional 112.
“A missão da VMER consiste na estabilização pré-hospitalar do doente e no acompanhamento médico durante o transporte de vítimas de acidente ou doença súbita”, lembra Sérgio Eufrásio, coordenador médico da VMER do Hospital de Santarém.
Segundo Sérgio Eufrásio, ao longo destes anos “o trabalho de toda a equipa traduziu-se numa melhoria dos cuidados prestados em ambiente pré-hospitalar com forte impacto na sobrevida dos doentes e vítimas de acidente”.
O Dia Europeu do 112 foi criado em 2009 pela Comissão Europeia, pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da União Europeia, através de uma Convenção Tripartida, e assume como objectivo destacar a importância do 112 enquanto número comum de emergência gratuito, numa União Europeia sem fronteiras internas. Por outro lado, pretende sensibilizar para a importância dos serviços de emergência no dia-a-dia dos cidadãos.