A equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital Distrital de Santarém (HDS) realizou 1973 missões de socorro durante o ano de 2021.

O balanço desta equipa, que integra o Serviço de Urgência do Hospital, é feito no Dia Europeu do 112, que hoje se assinala. A VMER de Santarém está ao serviço da população 24 horas por dia, desde 1 de Junho de 2004, e é actualmente constituída por 12 médicos e 16 enfermeiros que diariamente contribuem para a capacidade de resposta do número de emergência nacional 112.

“A missão da VMER consiste na estabilização pré-hospitalar do doente e no acompanhamento médico durante o transporte de vítimas de acidente ou doença súbita”, lembra Sérgio Eufrásio, coordenador médico da VMER do Hospital de Santarém.

Sérgio Eufrásio

Segundo Sérgio Eufrásio, ao longo destes anos “o trabalho de toda a equipa traduziu-se numa melhoria dos cuidados prestados em ambiente pré-hospitalar com forte impacto na sobrevida dos doentes e vítimas de acidente”.

O Dia Europeu do 112 foi criado em 2009 pela Comissão Europeia, pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da União Europeia, através de uma Convenção Tripartida, e assume como objectivo destacar a importância do 112 enquanto número comum de emergência gratuito, numa União Europeia sem fronteiras internas. Por outro lado, pretende sensibilizar para a importância dos serviços de emergência no dia-a-dia dos cidadãos.

Leia também...

Empreitada de requalificação do Serviço de Urgências em Abrantes em concurso público

A requalificação e expansão das Urgências Médico-Cirúrgicas no Hospital de Abrantes, do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), vai custar 2,9 milhões de euros e…

Ministra da Saúde anuncia contratação de 950 médicos para o SNS

A ministra da Saúde anunciou na quarta-feira, 2 de Setembro, que foram publicados os concursos para a contratação de 950 novos médicos para o…

Vitória Clube de Santarém também é campeão na solidariedade

Foi com “enorme orgulho” e sensação de dever cumprido que o Vitória Clube de Santarém registou a sua terceira recolha de sangue na sua…

Miguel Castanho defende alívio das restrições só quando baixar mais incidência e número de mortos

O investigador Miguel Castanho considerou hoje que ainda é cedo para aliviar as restrições nesta fase da pandemia, defendendo ser necessário ter valores “bastante…