A equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital Distrital de Santarém (HDS) realizou 1973 missões de socorro durante o ano de 2021.

O balanço desta equipa, que integra o Serviço de Urgência do Hospital, é feito no Dia Europeu do 112, que hoje se assinala. A VMER de Santarém está ao serviço da população 24 horas por dia, desde 1 de Junho de 2004, e é actualmente constituída por 12 médicos e 16 enfermeiros que diariamente contribuem para a capacidade de resposta do número de emergência nacional 112.

“A missão da VMER consiste na estabilização pré-hospitalar do doente e no acompanhamento médico durante o transporte de vítimas de acidente ou doença súbita”, lembra Sérgio Eufrásio, coordenador médico da VMER do Hospital de Santarém.

Sérgio Eufrásio

Segundo Sérgio Eufrásio, ao longo destes anos “o trabalho de toda a equipa traduziu-se numa melhoria dos cuidados prestados em ambiente pré-hospitalar com forte impacto na sobrevida dos doentes e vítimas de acidente”.

O Dia Europeu do 112 foi criado em 2009 pela Comissão Europeia, pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da União Europeia, através de uma Convenção Tripartida, e assume como objectivo destacar a importância do 112 enquanto número comum de emergência gratuito, numa União Europeia sem fronteiras internas. Por outro lado, pretende sensibilizar para a importância dos serviços de emergência no dia-a-dia dos cidadãos.

Leia também...

Rio Maior e Santarém palco da 22ª Assembleia Geral da Associação Europeia dos Desportos e Jogos Tradicionais

A FPJT – Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais em Parceria com a…

Centro de vacinação de Santarém vai vacinar 300 pessoas por dia

A nova fase da vacinação contra a covid-19 na região da Lezíria…

Hospitais do Médio Tejo garantem exames de Imagiologia cardíaca

A toda a população do Médio Tejo.

Doentes em casa passam a recuperados só com um teste negativo à covid-19

Os infectados com o novo coronavírus que estão em casa passam a…