A operadora Vodafone assumiu hoje que foi alvo de um ciberataque na segunda-feira e disse que não tem indícios de que os dados de clientes tenham sido acedidos e/ou comprometidos, estando determinada em repor a normalidade dos serviços.

Numa nota hoje divulgada, a Vodafone lamenta os transtornos causados aos clientes e informa que tem “uma equipa experiente” de profissionais de cibersegurança que, em conjunto com as autoridades competentes, está a realizar uma investigação aprofundada “para perceber e ultrapassar a situação”.

A empresa explica que na segunda-feira foi alvo de um “ciberataque deliberado e malicioso” com o objectivo de causar danos e perturbações.

Garante que, assim que foi detectado o primeiro sinal de um problema na rede, agiu “de forma imediata para identificar e conter os efeitos e repor os serviços” e explica que a situação está a afectar a prestação de serviços baseados em redes de dados, nomeadamente rede 4G/5G, serviços fixos de voz, televisão, SMS e serviços de atendimento voz/digital.

“Já recuperámos os serviços de voz móvel e os serviços de dados móveis estão disponíveis exclusivamente na rede 3G em quase todo o País mas, infelizmente, a dimensão e gravidade do acto criminoso a que fomos sujeitos implica para todos os demais serviços um cuidadoso e prolongado trabalho de recuperação que envolve múltiplas equipas nacionais, internacionais e parceiros externos”, acrescenta a empresa, sublinhando que essa recuperação irá acontecer progressivamente ao longo do dia de hoje.

Na nota, a empresa adianta que a investigação se irá prolongar por tempo indeterminado e com o envolvimento das autoridades competentes.

Leia também...

Águas do Ribatejo simplifica relação com clientes

A Águas do Ribatejo (AR) tem em vigor desde o dia 3…

Medidas do PRR para empresas apresentadas em sessão online com mais de 300 participantes

Mais de 300 empresas participaram na sessão de esclarecimento online promovida pela…

Portugal Fresh lança Fresh Talks para promover sector das frutas, legumes e flores

A uma semana do regresso à presença física em feiras internacionais, a…

CAP reúne Conselho Consultivo do Ribatejo

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) vai reunir-se no próximo dia…