O Município do Cartaxo e o banco Millennium BCP assinaram, no passado dia 12 de Fevereiro, um Acordo de Cooperação pelo Empreendedorismo, com o objectivo de promover a identificação, o apoio e o desenvolvimento de projectos de criação de micro-empresas e auto-emprego, com recurso ao micro-crédito, no edifício-sede da Câmara Municipal.

Num comunicado enviado ao Correio do Ribatejo, a autarquia afirma que “neste acordo de cooperação mútua, as duas entidades comprometem-se a promover acções de sensibilização e de formação junto dos potenciais promotores de projectos de criação de micro-empresas e auto-emprego”.

“O acordo prevê também o apoio técnico necessário para a formalização das candidaturas ao financiamento e o acompanhamento do lançamento das iniciativas, mantendo-se este apoio também na fase de consolidação do projecto”, refere a mesma nota.

PUBLICIDADE

“O financiamento aqui previsto, com recurso ao micro-crédito, é destinado a cidadãos sujeitos a situações de exclusão económica e/ou social com ideias de negócios que demonstrem ser viáveis, tendo um montante mínimo de mil euros e máximo de 25 mil euros”, conclui o comunicado.

Na assinatura deste acordo estiveram presentes, por parte do Millennium BCP, Vítor Carriço, Joaquim Luís, Fernando Henriques, Fernando Antunes e Paulo Martins, e, por parte do Município, o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo Pedro Magalhães Ribeiro e a responsável da área de Empreendedorismo Estela Silva.

Pedro Magalhães Ribeiro destacou o carácter abrangente deste acordo que “permite o acesso aos munícipes com ideias de negócio inovadoras e sustentáveis mas que, por diversas razões, têm mais dificuldades em recorrer ao crédito bancário tradicional ou em obter informações e apoio para o concretizar”. Uma ideia defendida também pelo Millennium BCP, que se compromete a analisar os processos de forma célere, para que os projectos deixem de ser apenas ideias e possam, rapidamente e de forma sustentável, ganhar vida.

O acordo agora assinado é válido por três anos, podendo ser renovado por períodos sucessivos de um ano, caso ambas as partes estejam de acordo.

PUBLICIDADE
Leia também...

Insolvência da Fleximol atira trabalhadores para o desemprego

O Juízo de Comércio do Tribunal de Santarém declarou insolvente a empresa…

Gás de garrafa com preços regulados a partir de segunda-feira até ao final do mês

Os preços máximos para o gás engarrafado, em vigor das 00h00 de…

A esperança mora na PME de João Alcobio

Depois de mais de década e meia a trabalhar na casa agrícola…

ISLA negoceia aquisição do edifício dos Correios em Santarém

As administrações do ISLA de Santarém e dos CTT estão a negociar…