O Município do Cartaxo e o banco Millennium BCP assinaram, no passado dia 12 de Fevereiro, um Acordo de Cooperação pelo Empreendedorismo, com o objectivo de promover a identificação, o apoio e o desenvolvimento de projectos de criação de micro-empresas e auto-emprego, com recurso ao micro-crédito, no edifício-sede da Câmara Municipal.

Num comunicado enviado ao Correio do Ribatejo, a autarquia afirma que “neste acordo de cooperação mútua, as duas entidades comprometem-se a promover acções de sensibilização e de formação junto dos potenciais promotores de projectos de criação de micro-empresas e auto-emprego”.

“O acordo prevê também o apoio técnico necessário para a formalização das candidaturas ao financiamento e o acompanhamento do lançamento das iniciativas, mantendo-se este apoio também na fase de consolidação do projecto”, refere a mesma nota.

“O financiamento aqui previsto, com recurso ao micro-crédito, é destinado a cidadãos sujeitos a situações de exclusão económica e/ou social com ideias de negócios que demonstrem ser viáveis, tendo um montante mínimo de mil euros e máximo de 25 mil euros”, conclui o comunicado.

PUBLICIDADE

Na assinatura deste acordo estiveram presentes, por parte do Millennium BCP, Vítor Carriço, Joaquim Luís, Fernando Henriques, Fernando Antunes e Paulo Martins, e, por parte do Município, o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo Pedro Magalhães Ribeiro e a responsável da área de Empreendedorismo Estela Silva.

Pedro Magalhães Ribeiro destacou o carácter abrangente deste acordo que “permite o acesso aos munícipes com ideias de negócio inovadoras e sustentáveis mas que, por diversas razões, têm mais dificuldades em recorrer ao crédito bancário tradicional ou em obter informações e apoio para o concretizar”. Uma ideia defendida também pelo Millennium BCP, que se compromete a analisar os processos de forma célere, para que os projectos deixem de ser apenas ideias e possam, rapidamente e de forma sustentável, ganhar vida.

O acordo agora assinado é válido por três anos, podendo ser renovado por períodos sucessivos de um ano, caso ambas as partes estejam de acordo.

PUBLICIDADE
Leia também...

‘Casa em Santarém’ nomeada para o prémio internacional de arquitectura

O projecto ‘Casa em Santarém’ da empresa dp arquitectos está nomeado para…

Mercadona constrói maior bloco logístico da empresa em Almeirim

A Mercadona, maior cadeia espanhola de supermercados, anunciou que vai construir um…

Moinho de Fau e Restaurante no Jardim das Portas do Sol colocados em hasta pública

A Câmara Municipal de Santarém vai realizar um hasta pública, no próximo…

Rotary Clube de Santarém distingue Sílvia Carreira como profissional do ano

Sílvia Carreira, directora técnica do Lar Gualdim, do Centro Social Interparoquial de…