A sessão de abertura do “Dia Mundial da Saúde Mental”, organizada pela Associação Familiares e Amigos do Doente Psicótico (A Farpa), teve lugar hoje, segunda-feira, 7 de outubro, pelas 11 horas, no 2 º Piso do W Shopping, em Santarém. Este evento marca o arranque de uma série de actividades focadas na sensibilização e promoção da Saúde Mental em Santarém, que se realizam de hoje a 11 de Outubro.

Esta cerimónia contou com a participação de João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Alfredo Amante, Vereador da CMS, Filipa Martinho, Presidente de A FARPA, Tatiana Silvestre, Presidente da Unidade Local de Saúde da Lezíria, Rita Paulos, Diretora Clínica dos Cuidados de Saúde Hospitalares, e Cláudia Sigalho, em representação do Diretor do W Shopping.

João Teixeira Leite deu os parabéns à Presidente de A Farpa pelo trabalho desenvolvido, referindo que “é importante discutirmos sobre toda a problemática e necessidade de implementarmos medidas, oriundas das instituições públicas que promovam a integração da população, relacionadas com este tema. As instituições públicas ou privadas devem ter em conta a temática da Saúde Mental. Vivemos numa sociedade onde existe cada vez mais stress, onde existe um volume exagerado de informação no trabalho, que leva à necessidade de criarmos novos mecanismos para vivermos numa sociedade sã e feliz. O Município está empenhado na promoção desportiva, condição para potenciar a saúde mental, tal como desejamos”, concluiu.

No final, teve lugar a inauguração da Exposição “Contrastes”, no 1º Piso do W Shopping. Esta mostra de trabalhos manuais realizados pelos utentes da FARPA, vai estar patente de 7 a 13 de outubro, e pretende celebrar “a criatividade e a resiliência, destacando o valor da arte como uma forma de expressão e um meio de promover a saúde mental”.

Leia também...

Hospital de Santarém reconhece falta de médicos no Serviço de Medicina Interna

O Hospital de Santarém reconheceu a falta de médicos no Serviço de Medicina Interna, situação que afirma ser “transversal aos hospitais do SNS” e que, apesar…

Bombeiros reúnem-se hoje com Direcção Executiva do SNS e INEM sobre retenção de macas em hospitais

Os bombeiros reúnem-se hoje com a Direcção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM para tentar encontrar uma solução para a retenção…

Município de Torres Novas aumenta desfibrilhadores em equipamentos municipais

A Câmara de Torres Novas aumentou de quatro para 18 o número de desfibrilhadores automáticos externos em equipamentos públicos e capacitou mais de uma centena…

Hospital de Santarém diminui dívida a fornecedores

O Hospital de Santarém recebeu no passado mês de Dezembro um reforço orçamental de 9,2 milhões de euros “destinados à liquidação de divida vencida”,…