O projecto FreeWifiSantarém instalado no Centro Histórico da cidade registou em 2019 mais de 323 mil acessos, provenientes de utilizadores de 37 nacionalidades, de onde se destacam os acessos de utilizadores portugueses, americanos, brasileiros e ingleses.

A maioria dos acessos (77 por cento) foram efectuados por cidadãos de nacionalidade portuguesa, seguindo-se os cidadãos americanos que registaram 7 por cento dos acessos, brasileiros com 6 por cento, ingleses com 5 por cento, franceses com 1,4 por cento e os espanhóis com 1,3 por cento.

No questionário efectuado aquando da utilização da rede wifi gratuita, cerca de 38 por cento dos utilizadores responderam que “era a primeira vez que visitavam Santarém”, sendo que o principal motivo da visita era “lazer”. 39 por cento dos utilizadores da rede residem no concelho de Santarém, 30 por cento estavam de “visita a familiares/amigos” e 18 por cento estavam em “negócios”.

O sistema FreeWifiSantarém foi implementado pelo Município de Santarém em Dezembro de 2018, sendo um projecto que veio permitir aos munícipes e visitantes o acesso à Internet através de qualquer dispositivo móvel (smartphone, tablet, portátil, etc.).

Apesar de na sua maioria os utilizadores serem portugueses, o projecto FreeWifiSantarém registou acessos de pessoas provenientes dos Estados Unidos da América; Brasil; Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte; França; Espanha; Alemanha; Canadá; Suiça; Bélgica; Rússia; Austrália; África do Sul; China; Irlanda; Argentina; Áustria; Índia; México; Coreia do Sul; Nova Zelândia; Emirados Árabes Unidos; Venezuela; Filipinas; Síria; Colômbia; Egipto Taiwan/Ilha Formosa; Holanda; Iraque; Japão; Kuwait; Panamá; Paraguai; Polónia; República Dominicana; Ucrânia.

Leia também...

Abalroamento ferroviário provoca uma vítima mortal

Um abalroamento ferroviário provocou uma vítima mortal na manhã desta terça-feira, 21 de Janeiro, no Ramal de Vendas Novas, na Rua das Janeiras de…

ASAE promove Sessão de Esclarecimento na CIMLT

A ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) promoveu ontem, dia 9 de Janeiro, na CIMLT, uma Sessão de Esclarecimento sobre “Espaços de Jogo…

Serviço de Psiquiatria do CHMT recebe prémio da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental

O Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) recebeu o primeiro prémio da “Bolsa Psiquiatria: Intervenção Comunitária em Saúde Mental”, atribuído…

Restaurantes McDonald’s do distrito de Santarém atribuem bolsas de estudo a colaboradores

Os restaurantes McDonald’s de Torres Novas, Tomar, Abrantes e Porto de Mós atribuíram sete bolsas de estudo a colaboradores, no âmbito do projeto ‘UP’…