A portaria que define a delimitação geográfica da Zona Livre Tecnológica (ZLT) de Abrantes, publicada esta semana em Diário da República e que abrange três zonas estratégicas, representa um “polo extraordinário de atração” de empresas, destacou hoje o município.

“É mais uma resposta concreta aos impactos económicos e sociais que surgiram pelo encerramento da central termoelétrica a carvão do Pego, promovendo o desenvolvimento sustentável e a criação de emprego qualificado, essenciais para construir novas oportunidades para o futuro de Abrantes e da nossa região”, disse hoje o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, no distrito de Santarém.

Em comunicado, Manuel Jorge Valamatos sublinha ainda que “Abrantes passa a dispor de um polo extraordinário de atração para empresas nacionais e internacionais, reforçando o posicionamento do Médio Tejo como um território de referência no setor das energias renováveis”.

A Zona Livre Tecnológica de Abrantes é uma das medidas que tem como objetivo mitigar os impactos do encerramento da central termoelétrica a carvão do Pego, em novembro de 2021, e criar novas oportunidades para o Médio Tejo.

A publicação na terça-feira, 04 de fevereiro, em Diário da República, da portaria que define a delimitação geográfica da Zona Livre Tecnológica (ZLT) de Abrantes, em três áreas, resulta da proposta conjunta apresentada pela Câmara Municipal de Abrantes e pela Direção-Geral de Energia e Geologia, em colaboração com a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo.

Centrada nas energias renováveis, a ZLT de Abrantes abrange três zonas estratégicas, em localizações que o município detalha, na nota informativa.

“Uma localizada no Tagusvalley – Parque de Ciência e Tecnologia, orientada para a inovação tecnológica; outra na zona norte do concelho, coincidente com a Zona de Intervenção Florestal (ZIF) de Aldeia do Mato, dedicada à valorização da biomassa e reordenamento florestal; e uma terceira que cobre toda a zona sul do concelho, com exceção da área de servidão militar de Santa Margarida”, e com um “papel central no desenvolvimento de projetos de transição energética”, incluindo o antigo perímetro da Central do Pego, pode ler-se.

O município salienta que, no âmbito do Fundo de Transição Justa (FTJ), será submetida uma candidatura de apoio à construção da futura Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), que se instalará no Tagusvalley – Parque de Ciência e Tecnologia.

“Este investimento, na ordem dos 6,5 milhões de euros (ME), será concretizado como reforço do ecossistema de inovação e empreendedorismo existente, lado a lado com organizações, empresas e ensino superior que impulsionam a competitividade económica regional”, indica.

Na prática, estas zonas têm como objetivo “promover o estabelecimento de projetos de investigação, desenvolvimento e inovação para a produção, armazenamento e autoconsumo de energia elétrica a partir de energias renováveis, bem como de outros vetores energéticos renováveis, como a biomassa”.

A ZLT de Abrantes, salienta o município, “integra-se no processo de transição justa em curso, na sequência do encerramento da central termoelétrica a carvão do Pego, em 2021, pretendendo contribuir para a diversificação, modernização e reconversão da economia da região”.

Em 2022 a Endesa venceu o concurso para atribuição do ponto de injeção da central do Pego, que instalará em Abrantes um novo projeto de energias renováveis – solar, eólica e hidrogénio verde, num investimento de 700 ME, enquanto o Fundo de Transição Justa (FTJ) dispõe de 65 ME para apoiar projetos na região do Médio Tejo, no âmbito do encerramento da central a carvão do Pego.

Leia também...
Foto ilustrativa

Lisboa e Vale do Tejo com seis meios aéreos na época crítica de incêndios

A região de Lisboa e Vale do Tejo vai ter seis meios…

Distribuidor de pizza ferido em colisão com carrinha na EN 118

Em Alpiarça.

Mais de 50 concelhos de sete distritos em perigo máximo de incêndio

Mais de 50 concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Portalegre, Santarém,…
Foto: Município de Torres Novas

Torres Novas apresentou nova campanha turística

O Município de Torres Novas apresentou, no Posto de Turismo, a sua…