12 carros alegóricos e milhares de foliões no Carnaval de Samora Correia (C/FOTOGALERIA)

As atrizes das novelas da TVI Ana Saragoça e Thaiane Anjos animaram no domingo o corso carnavalesco de Samora Correia integrando um dos 12 carros alegóricos que encantaram mais de 15 mil foliões nas ruas da cidade ribatejana.

Na terça-feira serão convidados de honra os jornalistas Susana Pinto e José Manuel Santos que protagonizam a rubrica ” A Minha é Melhor que a Tua” em horário nobre na TVI.

Os reis do Carnaval samorense são Graça Cardoso e Paulo Faria que encantaram no primeiro corso e prometem ainda mais folia esta terça-feira com a previsão de um corso com mais de seis centenas de figurantes a dar largas à criatividade e à alegria. No domingo o sambódramo improvisado estava repleto de povo ao longo de mais de um quilómetro de cortejo.

Os ritmos do samba misturam-se com os sons nacionais de Quim Barreiros e Sandra Tavares e não falta a música do momento com Marisa e David Carreira. Sem tema definido, não faltou a sátira à greve dos enfermeiros com a família Parracho a cumprir a tradição de improvisar com talento e actualidade. Voos mais altos, para o grupo dos Galhofas Airlines que satirizaram a localização do novo aeroporto com um carro animado por comandantes de bordo e assistentes de tripulação trajados com rigor e bom gosto.

O calor convidou os corpos a despirem-se de preconceitos com gente de todas as idades a mostrar os corpos sem complexos. E não faltou uma grade de cerveja gigante com dezenas de garrafas a embutirem os corpos dos foliões que fizeram uma excelente promoção da marca “a troco dumas bejecas”.

Mais tradicional, o campino Eduardo Patarrão continua em grande forma apesar das 80 primaveras bem vividas. O professor de pintura é presença habitual no Carnaval de Samora tal como a septuagenária Maria Efigénia Machado que este ano se apresentou como varina nas ondas da Nazaré.
O Eterno Rei, o actor samorense Joaquim Salvador conquistou o público concorrendo com Marcelo Rebelo de Sousa na captação de selfies. Foram centenas ao longo do cortejo. Um saudável convívio entre gerações onde não faltaram as crianças da Creche Padre Tobias e os Seniores da Universidade para maiores de 50.

Esta segunda-feira há assalto nocturno de Carnaval no Pavilhão da ARCAS com concursos de máscaras e na terça-feira às três da tarde o Carnaval sai para as ruas da cidade que está sempre animada.

O Carnaval de Samora , que se intitula o maior do Ribatejo,termina esta quarta-feira com o tradicional enterro do Santo Entrudo a partir das 21h30 nas ruas da cidade culminando com a queima do Santo padroeiro do Entrudo no Largo do Calvário. A festa  é organizada pela Associação ARCAS com o apoio das autarquias e do comércio local.

Fotos de Nelson Lopes

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS