A exposição “Birbante”, de Pedro Henriques, com curadoria de Nuno Faria, está patente ao público até dia 31 de Outubro no quARTel da Arte Contemporânea de Abrantes, colecção Figueiredo Ribeiro, em Abrantes.

Na exposição destaca-se o projecto “Mixers” que valeu a Pedro Henriques o Prémio Novo Banco Revelação 2014. São imagens de uma mesa de mistura áudio que adquirem especial interesse visual através da aplicação de diversas distorções visuais a fotografias técnicas daquele objecto, depois impressas em placas de madeira recortada.

Ao todo são 21 peças – desenho, pintura, escultura e fotografia – que ocupam espaços (o solo e as paredes) dos dois pisos da galeria da arte contemporânea, outrora Quartel dos Bombeiros Municipais.

“Uma obra muito desafiante de um jovem artista com muito talento e com anos de prática consolidada, que está representado na colecção” referiu o coleccionador Fernando Figueiredo Ribeiro, durante a inauguração oficial, no passado dia 14 de Julho.

Já para o curador, Nuno Faria, o autor dos trabalhos é “um artista com muita intensidade, trabalho de muita prática e reflexão”, acrescentando que, aliado ao local que acolhe a  exposição, permite mostrar “ a energia das coisas”.

O espaço quARTel será em breve alvo de uma intervenção de regeneração e ampliação para acolher a colecção – privada – de arte contemporânea portuguesa de Fernando Figueiredo Ribeiro que vai passar para a fruição pública. São cerca de 1800 obras de autores da arte portuguesa das últimas décadas, alguns com carreira mais recente, como é o caso de Pedro Henriques. A presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, anunciou que o projecto se encontra na fase final de elaboração e que durante a próxima exposição já será possível expor as linhas essenciais dessa intervenção.

Pedro Henriques (1985) estudou Pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Expõe regularmente desde 2008. Das recentes exposições, destacam-se: Matadero, Madrid, 2018;  Národní galerie, Parga, 2017; Galeria Pedro Alfacinha, Lisboa, 2016; Museu de Serralves, Porto, 2014/15/16. Editou dois livros, ambos chamados Sidewinder (2013 e 2015). Também foi Prémio EDP Novos Artistas, Galeria Fundação EDP, Porto, 2013.

A exposição “Birbante” pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 19h00.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…