Exposição “Birbante” de Pedro Henriques no quARTel da Arte Contemporânea de Abrantes

A exposição “Birbante”, de Pedro Henriques, com curadoria de Nuno Faria, está patente ao público até dia 31 de Outubro no quARTel da Arte Contemporânea de Abrantes, colecção Figueiredo Ribeiro, em Abrantes.

Na exposição destaca-se o projecto “Mixers” que valeu a Pedro Henriques o Prémio Novo Banco Revelação 2014. São imagens de uma mesa de mistura áudio que adquirem especial interesse visual através da aplicação de diversas distorções visuais a fotografias técnicas daquele objecto, depois impressas em placas de madeira recortada.

Ao todo são 21 peças – desenho, pintura, escultura e fotografia – que ocupam espaços (o solo e as paredes) dos dois pisos da galeria da arte contemporânea, outrora Quartel dos Bombeiros Municipais.

PUBLICIDADE

“Uma obra muito desafiante de um jovem artista com muito talento e com anos de prática consolidada, que está representado na colecção” referiu o coleccionador Fernando Figueiredo Ribeiro, durante a inauguração oficial, no passado dia 14 de Julho.

Já para o curador, Nuno Faria, o autor dos trabalhos é “um artista com muita intensidade, trabalho de muita prática e reflexão”, acrescentando que, aliado ao local que acolhe a  exposição, permite mostrar “ a energia das coisas”.

O espaço quARTel será em breve alvo de uma intervenção de regeneração e ampliação para acolher a colecção – privada – de arte contemporânea portuguesa de Fernando Figueiredo Ribeiro que vai passar para a fruição pública. São cerca de 1800 obras de autores da arte portuguesa das últimas décadas, alguns com carreira mais recente, como é o caso de Pedro Henriques. A presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, anunciou que o projecto se encontra na fase final de elaboração e que durante a próxima exposição já será possível expor as linhas essenciais dessa intervenção.

Pedro Henriques (1985) estudou Pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Expõe regularmente desde 2008. Das recentes exposições, destacam-se: Matadero, Madrid, 2018;  Národní galerie, Parga, 2017; Galeria Pedro Alfacinha, Lisboa, 2016; Museu de Serralves, Porto, 2014/15/16. Editou dois livros, ambos chamados Sidewinder (2013 e 2015). Também foi Prémio EDP Novos Artistas, Galeria Fundação EDP, Porto, 2013.

A exposição “Birbante” pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 19h00.

PUBLICIDADE
info, , ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS