Radioamadores do Ribatejo assinalam 900 anos dos Templários

Para assinalar os 900 anos dos Templários, a Associação de Radioamadores do Ribatejo (ARR) organiza entre as 18h do dia 22 e as 13h do dia 24 de Março, “actividades de comunicação por ondas hertzianas através de uma estação de radioamador que estará instalada no interior do castelo de Santarém no Jardim Portas do Sol”, com o apoio do Município de Santarém.

De referir que “Santarém foi uma das sedes Templárias em Portugal e este evento pretende promover a atribuição do Diploma dos Castelos Templários Portugueses e de um diploma especial da comemoração dos 900 anos dos Templários em Portugal, na Europa e no Mundo. Os diplomas serão atribuídos às estações de radioamador nacionais e estrangeiras que cumpram o regulamento. No mesmo dia estarão activas outras estações de radioamador instaladas em outros castelos sede dos Templários (Soure, Tomar, Castelo Branco e Castro Marim) pelo que se prevê uma grande atividade de comunicações e intercâmbio de mensagens”.

Para além dos diplomas, são “emitidos por cada contacto efectuado via rádio, um cartão postal especial com uma imagem do castelo de Santarém, o indicativo da estação, o brasão da Cidade e o emblema da Associação, acompanhado no verso de uma descrição histórica em português e inglês e que será enviado para todos os radioamadores portugueses e estrangeiros que nos contactarem”.

No caso particular de Santarém, “a estação de radioamador estará aberta ao público dado ter uma autorização especial da ANACOM, podendo ser operada por não radioamadores, nomeadamente jovens e crianças sob supervisão da equipa de radioamadores presente no local”. Trata-se de uma oportunidade para demonstrar as potencialidades disponibilizadas pelas comunicações dos radioamadores.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS

Deixar uma resposta