Foto: Rui Louraço

Realizou-se em Almeirim o 17.º Convívio Sénior, numa organização da Junta de Freguesia de Benfica do Ribatejo, com o apoio do Município de Almeirim, que reuniu cerca de 450 idosos num dia marcado pela partilha, pela memória e pela emoção.

Vindos de Benfica do Ribatejo, da Azeitada, dos Cortiçóis e dos Foros de Benfica, homens e mulheres que deram uma vida inteira ao trabalho, à família e à terra voltaram a sentar-se à mesa num reencontro carregado de histórias, sorrisos e afetos. Para muitos, este é o grande momento do ano — o dia em que o tempo abranda, as distâncias desaparecem e as memórias ganham voz.

O convívio foi animado pela música de Jorge Paulo & Susana, que levou alegria aos presentes, mas o verdadeiro ponto alto aconteceu com a atuação do Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo, fiel guardião das tradições da freguesia. Entre palmas e emoção, o Presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Joaquim Catalão, não resistiu a juntar-se ao grupo em várias danças, partilhando com todos momentos de boa disposição e proximidade.

Durante a sua intervenção, Joaquim Catalão enalteceu a importância destes encontros, sublinhando que, para muitos dos presentes, “este é o único momento do ano em que se reencontram, revivem histórias e sentem, de novo, o calor da comunidade”.

Também a Presidente da Junta de Freguesia de Benfica do Ribatejo, Ana Teresa Saldanha Lopes, destacou o significado humano do evento, considerando-o “o maior convívio organizado pela freguesia”, pensado com carinho para que os séniores possam viver um dia diferente e sentir o reconhecimento de toda a comunidade. “A humanidade constrói-se nestes momentos, em que as pessoas se aproximam, se escutam e se respeitam”, referiu.

Este ano, o encontro aconteceu no primeiro dia das comemorações da Restauração da Independência, coincidindo também com o início da quadra natalícia. Com esse espírito, a Junta de Freguesia preparou um cenário alusivo ao Natal, onde todos puderam registar em fotografia a sua presença, levando para casa uma recordação que ficará guardada no coração.

Entre abraços, cantigas e memórias partilhadas, ficou a promessa de que, para o ano, a freguesia voltará a abrir os braços, com o mesmo carinho e a mesma dedicação, àqueles que fizeram e continuam a fazer a história de Benfica do Ribatejo.

Leia também...

Homem morre em Abrantes depois de esperar mais de 20 minutos por socorro

Um homem de 45 anos morreu na quinta-feira, em Abrantes, depois de esperar mais de 20 minutos pelos meios de socorro, que deveriam ter…

Correio Centenário: Inauguração da Época Tauromáquica em Santarém

Petisco, almoço, Festa no Campo, Tourada… Despertou o maior interessa a nota publicada no ultimo numero deste jornal, no qual descrevemos a série de…

Comportamento exemplar vale cartão branco aos treinadores da U. Santarém e U. Almeirim

Cartão atribuído ao técnicos, em nome dos jogadores das duas equipas.

1º Vitória Footgolf Cup foi um sucesso e contou com a participação de 63 atletas

Luís Correia, do Estoril Praia, foi o grande vencedor.