A “Quinzena da Enguia”, que decorreu entre 18 de Abril e 5 de Maio, registou um consumo de cerca de 1,8 toneladas de enguias, o que representa um aumento de 20% em relação à edição passada.

A quarta edição da “Quinzena da Enguia” decorreu nos restaurantes da freguesia de Benfica do Ribatejo, numa iniciativa da Câmara Municipal de Almeirim e da Confraria Gastronómica de Almeirim.

Neste certame gastronómico onde a enguia pode ser degustada frita, de caldeirada, num ensopado ou até grelhada, teve no primeiro fim-de-semana de 2019 um consumo de 400 quilos de enguias. Na edição do ano passado foram servidas mais de 20 mil doses de enguias nos restaurantes aderentes, o que corresponde a um consumo de mais de uma tonelada.

O objectivo desta quarta edição era ultrapassar o número de participantes e continuar a reforçar a visibilidade de um dos produtos mais procurados nesta região ribatejana, que assume grande importância económica, algo que segundo refere a autarquia almeirinense, foi conseguido.

O prato de enguia é um dos produtos regionais que a Câmara Municipal de Almeirim quer levar à certificação.

Leia também...

Nersant apresenta “Melhor Turismo 2020” às empresas do distrito

O Programa “Melhor Turismo 2020” vai ser apresentado em Torres Novas, na sede NERSANT, no próximo dia 14 de Janeiro, e na Startup de…

Rota dos Templários quer atrair mais turistas ao Médio Tejo

A sessão de apresentação da Rota dos Templários no Médio Tejo teve lugar esta tarde no Scriptorium do Convento de Cristo, em Tomar, e…

Chamusca com percurso pedestre no Guia da Lezíria do Tejo

O Município da Chamusca e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo/Ribatejo (ERT) lançaram oficialmente o PR 1 – Percurso Pedestre da Chamusca “Da…

Município da Barquinha renova sinalética turística

No ano em que o ex-libris do concelho, o Castelo de Almourol, assinala 850 anos de existência, a Câmara de Vila Nova da Barquinha…