A “Quinzena da Enguia”, que decorreu entre 18 de Abril e 5 de Maio, registou um consumo de cerca de 1,8 toneladas de enguias, o que representa um aumento de 20% em relação à edição passada.

A quarta edição da “Quinzena da Enguia” decorreu nos restaurantes da freguesia de Benfica do Ribatejo, numa iniciativa da Câmara Municipal de Almeirim e da Confraria Gastronómica de Almeirim.

Neste certame gastronómico onde a enguia pode ser degustada frita, de caldeirada, num ensopado ou até grelhada, teve no primeiro fim-de-semana de 2019 um consumo de 400 quilos de enguias. Na edição do ano passado foram servidas mais de 20 mil doses de enguias nos restaurantes aderentes, o que corresponde a um consumo de mais de uma tonelada.

O objectivo desta quarta edição era ultrapassar o número de participantes e continuar a reforçar a visibilidade de um dos produtos mais procurados nesta região ribatejana, que assume grande importância económica, algo que segundo refere a autarquia almeirinense, foi conseguido.

O prato de enguia é um dos produtos regionais que a Câmara Municipal de Almeirim quer levar à certificação.

Leia também...

Divisão do distrito de Santarém dispersa promoção turística

Dividido por duas Entidades Regionais de Turismo – Centro e Alentejo -, a promoção turística do distrito de Santarém encontra-se dispersa, surgindo alguns esforços…

Secretária de Estado do Turismo participa na marcação do Caminho de Fátima

A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, acompanhada pelo Presidente da Turismo do Alentejo/Ribatejo, António Ceia da Silva, e pelo Presidente da…

Turismo do Centro quer aeroporto em Monte Real para servir Fátima e região

O presidente da Turismo Centro, Pedro Machado, defendeu hoje a adaptação para voos comerciais da Base Aérea de Monte Real (Leiria), adiantando que teria…

2ª Mostra do Turismo do Ribatejo promove oferta turística da região

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém vai realizar entre 01 e 31 de julho, mais um certame digital, desta vez direccionado ao…