A “Quinzena da Enguia”, que decorreu entre 18 de Abril e 5 de Maio, registou um consumo de cerca de 1,8 toneladas de enguias, o que representa um aumento de 20% em relação à edição passada.

A quarta edição da “Quinzena da Enguia” decorreu nos restaurantes da freguesia de Benfica do Ribatejo, numa iniciativa da Câmara Municipal de Almeirim e da Confraria Gastronómica de Almeirim.

Neste certame gastronómico onde a enguia pode ser degustada frita, de caldeirada, num ensopado ou até grelhada, teve no primeiro fim-de-semana de 2019 um consumo de 400 quilos de enguias. Na edição do ano passado foram servidas mais de 20 mil doses de enguias nos restaurantes aderentes, o que corresponde a um consumo de mais de uma tonelada.

O objectivo desta quarta edição era ultrapassar o número de participantes e continuar a reforçar a visibilidade de um dos produtos mais procurados nesta região ribatejana, que assume grande importância económica, algo que segundo refere a autarquia almeirinense, foi conseguido.

O prato de enguia é um dos produtos regionais que a Câmara Municipal de Almeirim quer levar à certificação.

Leia também...

Nersant apresenta “Melhor Turismo 2020” às empresas do distrito

O Programa “Melhor Turismo 2020” vai ser apresentado em Torres Novas, na sede NERSANT, no próximo dia 14 de Janeiro, e na Startup de…

Procura turística em Castelo de Bode abaixo das expectativas nesta Páscoa

A procura de alojamento em Castelo de Bode regista, nesta Páscoa, uma quebra, em comparação com o número de turistas que procuraram a região…

Câmara e hoteleiros definem regras e taxa turística em Fátima

A taxa turística de Fátima vai avançar, mas a Câmara de Ourém, no distrito de Santarém, admite definir o regulamento em conjunto com a…

Santarém faz balanço positivo da presença na BTL

O Município de Santarém participou na maior feira de turismo nacional, que se realizou na FIL entre os dias 13 a 17 de Março…