A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém continua no ano de 2019, a analisar a criação de empresas no distrito de Santarém. No primeiro mês do ano foram criadas 193 empresas tendo todos os concelhos do distrito contribuído para este número. Os concelhos de Santarém e Ourém continuam a liderar estes números.

No primeiro mês de 2019, foram criadas 193 sociedades no distrito de Santarém, mais 50 do que em Janeiro de 2018, onde apenas foram criadas 143 empresas. Em Janeiro deste ano, todos os concelhos do distrito de Santarém criaram empresas, o que não acontecia desde Abril de 2018.

Em Janeiro de 2019, o concelho de Santarém voltou a ser o que mais empresas criou, com um total de 35, seguindo-se Ourém, com 25. Abrantes contribuiu com 19 empresas, seguindo-se Benavente, com 15 sociedades, Salvaterra de Magos, com 14 e Torres Novas, com 13. Também com 13 sociedades criadas em Janeiro, surge o concelho de Tomar, seguido de Almeirim e Coruche, com 11 empresas criadas em cada um dos territórios. Rio Maior contribuiu com nove sociedades, Cartaxo, com sete, e Chamusca e Entroncamento, com quatro, cada concelho. Alcanena criou três sociedades em Janeiro. Ferreira do Zêzere, Golegã e Sardoal criaram duas sociedades cada concelho e Alpiarça, Constância, Mação e Vila Nova da Barquinha, criaram uma empresa em cada um dos territórios.

Das 193 sociedades criadas em Janeiro no distrito, destaque para a área de Comércio a retalho em outros estabelecimentos não especializados, com predominância de produtos alimentares, bebidas ou tabaco (14), Comércio por grosso de animais vivos (13), Actividades de medicina (12), Compra e venda de bens imobiliários (9), Restaurantes tipo tradicional (8), Manutenção e reparação de veículos automóveis (7), Construção de edifícios (residenciais e não residenciais) (6), Culturas de produtos hortícolas, raízes e tubérculos (6), Pintura e colocação de vidros (5), Exploração florestal (4), Outras actividades especializadas de construção diversas, n.e. (4), Actividades de mediação imobiliária (4) e Montagem de trabalhos de carpintaria e de caixilharia (3).

Quanto ao sexo dos promotores do investimento, predominância para o sexo masculino: os homens criaram 151 empresas (78,24%) e as mulheres, 42 (21,76%).

Embora todos os concelhos do distrito de Santarém tenham criado empresas, houve ainda alguns que registaram insolvências. Santarém registou quatro, Tomar e Chamusca, três em cada concelho. Almeirim, Constância, Coruche, Ourém e Torres Novas registaram duas insolvências em cada um dos concelhos. Abrantes, Alcanena, Entroncamento, Mação e Salvaterra de Magos, apresentaram, em Janeiro, uma insolvência em cada concelho. No total, registaram-se em Janeiro 25 insolvências.

Leia também...

Distribuição do Correio do Ribatejo aos assinantes prejudicada por nova greve dos carteiros

A distribuição da edição de sexta-feira, 24 de Dezembro, do ‘Correio do…

Câmara de Santarém lança hasta pública para concessão das Cafetarias do Jardim da República e de Vale de Estacas

A Câmara de Santarém vai realizar uma hasta pública, no dia 13…

Inspira T com Catarina Azevedo, Licínio Neto e Verónica Paiva em Torres Novas

A StartUp de Torres Novas vai promover, no dia 4 de Junho,…

Investimento de 6,3ME para manter 491 empregos e criar 67 novos no Médio Tejo

Os 42 projectos financiados pelo Programa de Apoio à Produção Nacional na…