Foto: FITIJ

O Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância e Juventude (FITIJ) regressa hoje à cidade de Santarém, onde irá permanecer até ao dia cinco de Outubro.

A presente edição, que comemora os 20 anos de existência do evento, irá acolher grupos artísticos de cinco países, entre os quais Argentina, Brasil, Espanha, Estónia, França e Portugal, e que irão passar pelas escolas e palcos de Santarém e Almeirim

Mantendo as orientações dos últimos anos, “o festival mantém a sua atividade performativa pelas áreas teatrais relacionadas com as Artes de Rua e as Marionetas”, uma forma “de atingir outros públicos, com outro tipo de ofertas estéticas, sobretudo junto daqueles com menor acesso à oferta cultural”, revela a organização em comunicado.

Entre as principais atividades que serão desenvolvidas ao longo da programação do festival, estão ‘Os Artistas vão à Escola’ e o FITIJ’Além, “com espetáculos mais orientados para as famílias e jovens, durante o final da semana”, e a ‘Formação em Pintura’, para crianças e jovens, dos 3 aos 17 anos, através do Projeto VikArte, sob orientação da artista Viktoria Sydorenko e dos FlashMob’s (W Shopping), por grupos scalabitanos:  Enxamula e APPACDM.

Foto: fitij

Para além das atividades, a organização adianta que vai também trazer até à cidade espetáculos “com tecnicidades e estéticas pouco habituais”. É o caso do ‘dança vertical’, realizado por um grupo espanhol, numa parede do Centro Comercial W Shopping e do ‘mastro chinês’, de João Paulo Santos, percursor desta técnica e que “incorpora um tempo dilatado num espetáculo de força, equilíbrio e vertigem, que evidencia o espaço restaurado do Mercado Municipal”, descreve.

Foto: FITIJ

Destaque ainda para o ‘street performance’, da artista Anna Krazy que “tecendo os nós duma rede scalabitana, através das danças em que a nossa vida é vista com outros olhos solidários” e para o espetáculo ‘Anónimos’, da da Cia Rauxa / Catalunha, em que “uma inovadora e singular marioneta atua só, em namoro com um humano (atriz), contando uma história real dos nossos dias”, explica.

foto: fitij

Para finalizar as atividades da sua 20.ª edição, o FITIJ irá prestar homenagem ao seu fundador Carlos Oliveira (Chona), através de uma exposição sobre aspetos da sua vida, aliada aos riscos e rabiscos, em máscaras moldadas, feitas por algumas crianças dos Jardins de Infância da cidade, que serão também expostas, no W Shopping, “enfatizando os sorrisos que o Chona estimulou em várias gerações de scalabitanos”, destaca.

Iniciado em 1993, o percurso do FITIJ alternou com outras atividades anuais, como a Bienal de Palhaços. Após 2010, o festival sofreu um interregno, devido a dificuldades resultantes do período da Troika.

A presente edição é organizada pelo próprio FITIJ, pela Câmara Municipal de Santarém e pela Fundação INATEL.

Leia também...

FITIJ celebra Dia Mundial do Teatro em Santarém

O Dia Mundial do Teatro vai ser assinalado em Santarém, este sábado, dia 27 de Março, com várias actividades ao longo do dia, através…

Fórum Mário Viegas presta homenagem a José Mário Branco

Nome fundamental na identidade da música portuguesa, José Mário Branco, falecido esta semana, vai ser alvo de uma homenagem no Fórum Actor Mário Viegas,…

As Pombinhas de Santarém estão de volta e este ano também acompanham com Arte

O projecto “Verão In.Str…é um espanto!”, da Câmara Municipal de Santarém, apresentou hoje, segunda-feira, dia 09 de Julho, a 3ª edição, desta feita com…

Tauromaquia regressa em Março à monumental Celestino Graça (vídeo e fotos)

Os cartéis para as três corridas da temporada de 2023 na Praça Celestino Graça, em Santarém, foram apresentandos na manhã de sábado, 28 de…