A 15 e 16 de Junho Coruche é novamente palco da competição nacional de BTT, organizada pelo Município de Coruche em parceria com a Associação Strix Bike Team. A prova desafia participantes a solo (Mountain Bike, Single Speed e Gravel) ou em equipas masculinas, femininas ou mistas de dois, quatro ou seis elementos a percorrerem ao longo de 24 horas um circuito de aproximadamente 10 quilómetros por volta.
Numa verdadeira maratona de resistência em bicicleta, as 24H BTT – CCH exploram as paisagens da lezíria e da charneca ribatejanas, passando por locais emblemáticos como o rio Sorraia, a Praia Fluvial do Sorraia e o centro histórico da Vila. Com prize money de cinco mil euros para o total das categorias, a prova tem início às 13 horas de 15 de Junho, termina à mesma hora do dia seguinte e promete, além da paisagem deslumbrante, muita adrenalina.
Durante 24 horas, centenas de atletas pedalam pelas paisagens inspiradoras da lezíria e da charneca ribatejanas. O percurso, que proporciona uma experiência única a participantes e espectadores, diferencia-se ainda por se tratar de uma prova livre e aberta a todos, não sendo requerida licença desportiva da Federação Portuguesa de Ciclismo.
O programa aponta o dia 14 de Junho para abertura do secretariado e dos serviços de apoio aos participantes (balneários e recinto de campismo), assim como do circuito de prova para reconhecimento, mas é a 15 de Junho, sábado, que a competição arranca. Logo pelas 8h30 de sábado são abertos o secretariado e o circuito para reconhecimento, e, ao meio-dia, é realizado o briefing final na Praça de Toiros, seguindo-se a “abertura controlo zero”, pela qual os atletas devem passar na Tenda de Meta para controlo e entrada na grelha de partida. Finalmente, às 13 horas, tem início a prova, sendo que na partida os participantes alinharão juntos, independentemente das classes. Às 13 horas de 16 de Junho é encerrado o percurso e às 14 horas é tempo de recobro de energias, de almoço e da posterior entrega de prémios.
A prova 24H BTT – CCH compreende a existência de classificações distintas (primeiro, segundo e terceiro prémios) para cada categoria em competição. Aberta a todos os participantes nascidos até ao ano de 2010 e sem limitações físicas, a prova não requer licença desportiva da Federação Portuguesa de Ciclismo.
A prova foi eleita Evento Desportivo Municipal do Ano pelo programa Município Amigo do Desporto com o primeiro lugar na categoria regional/nacional (município de 10.001 a 25 mil residentes) dos Eventos Desportivos Municipais do Ano 2024. O reconhecimento premeia as boas práticas de eventos desportivos municipais de âmbito local, nacional/regional e internacional, com impactos positivos em vários domínios da sociedade, promovendo a criação de sociedades activas e de mudanças de paradigma, incrementando o conhecimento, a compreensão e a valorização dos benefícios da actividade física regular.