Está a decorrer, até domingo, no Centro Cultural Regional de Santarém, a quarta edição do RAS (Residência Artística de Santarém), que, apesar da pandemia de Covid-19, mantém, segundo a organização, o mesmo espírito: “dar voz aos artistas”.

Este ano, o projecto inclui workshops virtuais, um mural colectivo e uma exposição, que inaugura este domingo, dia 20, que servirá para reflectir “os meses de confinamento e de que forma tal moldou o trabalho dos artistas”.

“Este ano, infelizmente, não teremos atelier aberto ao público. Optamos antes por nos ajustar às circunstâncias que vivemos e iremos antes aproveitar para reflectir naquilo que tem sido o RAS ao longo destes anos”, refere João Maria Ferreira, mentor do RAS.

“Iremos reflectir nas consequências que poderão advir da situação pandémica que atravessamos e que “Futuro” será o de amanhã para todos nós. Para tal, contamos com a indispensável ajuda de alguns artistas das edições anteriores bem como de alunos do Núcleo de Artes de Santarém que irão integrar uma exposição colectiva bem como participar nas actividades”, explica ainda o artista plástico.

“Temos a convicção profunda que é nos tempos mais conturbados que a Arte deve prevalecer. Por pouco que possamos contribuir, esperamos que nos possam acompanhar nesta nova aventura, retirando inspiração e quiçá alguma ajuda numa realidade que tem vindo a transfigurar-se num novo normal”, conclui.

Leia também...

Festas de S. José regressam com cavalos, toiros e gastronomia

As Festas da Cidade de Santarém foram inauguradas esta quinta-feira, 17 de Março, e estendem-se até dia 20.

Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes promove palestra

O Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes promoveu no passado dia…

Francisco Pereira expõe ‘Paisagens’ na Sociedade Recreativa Operária

O artista plástico Francisco Pereira expõe ‘Paisagens’ na Sociedade Recreativa Operária, em…

Tomar celebra os 115 anos do nascimento de Lopes-Graça

O compositor Fernando Lopes-Graça é evocado, em Tomar, a partir do próximo…