Festival Celestino Graça em Santarém de 3 a 9 de Setembro

O Festival “Celestino Graça” – A Festa das Artes e das Tradições Populares do Mundo decorre em Santarém entre os dias 3 e 9 de Setembro, numa organização do Grupo Académico de Danças Ribatejanas, em parceria com a Câmara Municipal de Santarém e a Liga dos Amigos do Festival Celestino Graça.

Nesta edição, que decorrerá na Casa do Campino, onde regressou há cinco anos, o Festival Celestino Graça apresenta algumas inovações no seu vasto e diversificado programa geral, que inclui espectáculos de Fado, de Folclore (nacional e internacional), de música popular, de banda filarmónica e de concertinas, para além das exposições de artesanato e de fotografia, e da imprescindível gastronomia, com a participação de quatro tasquinhas.

As representações estrangeiras que participarão no 60.º Festival Internacional de Folclore são oriundas de Argentina, do Brasil, de Colômbia, de Croácia, de Espanha e da Sérvia, e os grupos folclóricos portugueses são representativos do Douro Litoral norte, da Beira Alta, da Beira Baixa, da Alta Estremadura, do Ribatejo e do Algarve, e ocuparão parte importante da programação dos três últimos dias. De notar que este ano terá lugar um Festival Infantil de Folclore, denominado “Cidade de Santarém”, o qual ocorrerá na tarde de sábado, dia 7 de Setembro.

PUBLICIDADE

A Gala “Abraçar Gerações”, que é destinada aos espectadores mais jovens e aos mais veteranos, decorre este ano numa parceria com a Fundação Inatel, através do seu programa “Entre Idades”, o que permite que todas as crianças e os mais idosos do nosso distrito poderão assistir gratuitamente à actuação dos grupos folclóricos estrangeiros e do Grupo Infantil de Dança Regional, de Santarém.

Dado que esta é a 60.ª edição do Festival Internacional de Folclore, que teve a sua edição inicial em 1959, no âmbito da Feira do Ribatejo, é grato referir a participação do Grupo Infantil da Asociación de Coros y Danzas de Badajoz – Espanha, cujo grupo titular foi o primeiro grupo estrangeiro a actuar na Feira do Ribatejo, em 1958, e repetiu a sua participação no primeiro Festival, em 1959. Assim, se faz história…

Entretanto, outras actividades e motivos de interesse constituem a vasta programação do Festival Celestino Graça, que este ano também apresentará algumas sessões em Abrantes, Almeirim e nas Caldas da Rainha, no desenvolvimento de um projecto de consolidação e de valorização deste certame que já levou o nome de Santarém às sete partidas do mundo.

Entretanto, sugerimos aos nossos Leitores que poderão aderir à Liga dos Amigos do Festival “Celestino Graça”, através do e-mail fest.int.folk.santarem@hotmail.com, e poderão assistir a todos os espectáculos pela módica quantia de 12 euros, valor da quota anual. Adiram à Liga e assistam aos diversos espectáculos na Casa do Campino.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS