Está a decorrer, até domingo, no Centro Cultural Regional de Santarém, a quarta edição do RAS (Residência Artística de Santarém), que, apesar da pandemia de Covid-19, mantém, segundo a organização, o mesmo espírito: “dar voz aos artistas”.

Este ano, o projecto inclui workshops virtuais, um mural colectivo e uma exposição, que inaugura este domingo, dia 20, que servirá para reflectir “os meses de confinamento e de que forma tal moldou o trabalho dos artistas”.

“Este ano, infelizmente, não teremos atelier aberto ao público. Optamos antes por nos ajustar às circunstâncias que vivemos e iremos antes aproveitar para reflectir naquilo que tem sido o RAS ao longo destes anos”, refere João Maria Ferreira, mentor do RAS.

PUBLICIDADE

“Iremos reflectir nas consequências que poderão advir da situação pandémica que atravessamos e que “Futuro” será o de amanhã para todos nós. Para tal, contamos com a indispensável ajuda de alguns artistas das edições anteriores bem como de alunos do Núcleo de Artes de Santarém que irão integrar uma exposição colectiva bem como participar nas actividades”, explica ainda o artista plástico.

“Temos a convicção profunda que é nos tempos mais conturbados que a Arte deve prevalecer. Por pouco que possamos contribuir, esperamos que nos possam acompanhar nesta nova aventura, retirando inspiração e quiçá alguma ajuda numa realidade que tem vindo a transfigurar-se num novo normal”, conclui.

PUBLICIDADE
Leia também...

VÍDEO | Celestino Graça nasceu há 107 anos!

Cumprem-se neste sábado, dia 9 de Janeiro, cento e sete anos sobre…

Conservatório de Música de Santarém cria programa de formação em dança

O Conservatório de Música de Santarém iniciou este ano lectivo um programa…

Visitas ao Castelo de Almourol suspensas devido ao elevado caudal do Rio Tejo

A Câmara Municipal da Barquinha decidiu suspender, a partir de hoje e…

FOTOS | Marquês de Sá da Bandeira homenageado no 145º aniversário da sua morte

Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo, também conhecido como Marquês de Sá…