Oitenta pessoas terminam esta terça-feira, 5 de Maio, a formação básica na área de assistente operacional na saúde para dar apoio à população idosa nos concelhos do Cartaxo, Azambuja e Almeirim.

Na iniciativa participaram na sua maioria assistentes operacionais dos três concelhos mas também voluntários integrados na Bolsa de Voluntariado do Cartaxo ao longo de cinco dias.

A formação, lecionada por oito formadores do Hospital Distrital de Santarém, da Cruz Vermelha Portuguesa e dos Bombeiros Municipais do Cartaxo, integrou temáticas como os cuidados de higiene, controlo de infecção e suporte básico de vida.

O objectivo é preparar estas pessoas para, em caso de necessidade, dar apoio a Zonas de Concentração e Apoio à População (ZCAP), ou hospitais de retaguarda, no âmbito da pandemia da covid-19.

Leia também...

ULS Médio Tejo lança unidades móveis de saúde para reforçar cuidados de proximidade

Duas unidades móveis de saúde vão começar em fevereiro a percorrer sete concelhos da região do Médio Tejo para levar cuidados de enfermagem, tratamentos…

BE aponta soluções para melhores cuidados de saúde no Médio Tejo

O Bloco de Esquerda manifestou-se preocupado com a prestação de cuidados de saúde ao nível dos cuidados primários e hospitalares na região do Médio…

A “grande reforma” do SNS a partir de Janeiro de 2024

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai sofrer uma “grande reforma” a partir de Janeiro de 2024 com a criação de 31 Unidades Locais…

Hospital de Santarém com 108 pessoas internadas, 11 delas em cuidados intensivos

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) tem 108 doentes com a covid-19 internados, 11 dos quais na Unidade de Cuidados Intensivos, tendo aumentado o…