Oitenta pessoas terminam esta terça-feira, 5 de Maio, a formação básica na área de assistente operacional na saúde para dar apoio à população idosa nos concelhos do Cartaxo, Azambuja e Almeirim.

Na iniciativa participaram na sua maioria assistentes operacionais dos três concelhos mas também voluntários integrados na Bolsa de Voluntariado do Cartaxo ao longo de cinco dias.

A formação, lecionada por oito formadores do Hospital Distrital de Santarém, da Cruz Vermelha Portuguesa e dos Bombeiros Municipais do Cartaxo, integrou temáticas como os cuidados de higiene, controlo de infecção e suporte básico de vida.

O objectivo é preparar estas pessoas para, em caso de necessidade, dar apoio a Zonas de Concentração e Apoio à População (ZCAP), ou hospitais de retaguarda, no âmbito da pandemia da covid-19.

Leia também...

Diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento da maioria dos cancros

“A grande maioria dos cancros pode ser curável se o diagnóstico for feito em fases iniciais da doença”. A afirmação é de Sandra Bento,…

Pandemia melhorou utilização das urgências no Hospital de Santarém

O número de admissões da urgência do Hospital Distrital de Santarém (HDS) diminuiu substancialmente em 2020, sobretudo devido à pandemia Covid-19, invertendo a tendência…

Autoagendamento para maiores de 45 arranca na próxima semana

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 para maiores de 45 anos vai iniciar-se na próxima semana, anunciou o secretário de Estado Adjunto e…

Utentes dizem ser “lamentável” que obras no hospital de Abrantes não avancem por falta de uma assinatura

A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo (CUSMT) considerou hoje “lamentável” que as obras de requalificação da Urgência do hospital de Abrantes,…