As potencialidades do mercado chinês para a suinicultura portuguesa são discutidas no 9º Congresso Nacional de Suinicultura que se realiza a 8 e 9 de Maio, em Rio Maior.

O congresso recebe Osler Desouzart, perito internacional na área do comércio agroalimentar, que vem a Portugal expor as potencialidades que a China oferece enquanto mercado de exportação, fornecendo aos suinicultores portugueses o enquadramento técnico e social acerca da produção e consumo de carne de porco neste país. A Suinicultura no Planeta China é o tema da sua palestra e enquadra-se num programa diversificado que inclui a discussão de temas polémicos dentro e fora do setor.

Entre os temas a abordar no encontro está a qualidade nutricional da carne de porco ou o surgimento da carne sintética como uma opção alimentar cada vez mais real, bem como o impacte ambiental da actividade ou os desafios da sucessão geracional num negócio que em Portugal se mantém eminentemente familiar.

PUBLICIDADE

O congresso terá ao todo cinco painéis de discussão. Além do tema “A Suinicultura no Planeta China” fazem também parte em agenda a “Carne Sintética”, uma opção à vista, tema explanado pelo Professor Carlos Buxadé, professor emérito da Universidade Politécnica de Madrid que nos últimos anos se tem dedicado ao estudo dos desenvolvimentos da carne sintética e aos seus potenciais impactes na área da suinicultura.

“Tendências de Consumo”, somos e seremos aquilo que comemos, momento que conta com a intervenção da professora Carla Gonçalves, nutricionista e directora do curso de Ciências da Nutrição na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e Marketing e Comunicação que conta com as intervenções de Pedro Aguiar, docente no IPAM e de Liliana Astrid Galindo, diretora de marketing do projeto PorKColombia, iniciativa de promoção de consumo da carne de porco na Colômbia, são igualmente temas em debate.

Para o encerramento do 9º Congresso Nacional de Suinicultura a temática é a “A Empresa familiar: A motivação e a Sucessão geracional” que conta com a participação de Nuno Correia, o primeiro empresário na área da suinicultura a exportar para a China, e de Fernando Correia, seu pai e fundador da Intersuínos.

PUBLICIDADE
Leia também...

Insolvência da Fleximol atira trabalhadores para o desemprego

O Juízo de Comércio do Tribunal de Santarém declarou insolvente a empresa…

Gás de garrafa com preços regulados a partir de segunda-feira até ao final do mês

Os preços máximos para o gás engarrafado, em vigor das 00h00 de…

ISLA negoceia aquisição do edifício dos Correios em Santarém

As administrações do ISLA de Santarém e dos CTT estão a negociar…

A esperança mora na PME de João Alcobio

Depois de mais de década e meia a trabalhar na casa agrícola…