A Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo, em parceria com a Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS), vão promover iniciativas no âmbito da “Cidade do Vinho 2024”, sempre sobre o registo “A Escola Superior Agrária de Santarém e a Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo convidam…”

O primeiro encontro, a realizar na ESAS, dia 31 de Janeiro, pelas 21h00, terá como tema “A Enologia no Feminino”.

Este primeiro evento vai trazer a Santarém enólogas de excelência para uma conversa aberta sobre a experiência das mulheres no mundo da enologia.

Nesta primeira sessão, aberta a todos os interessados, pretende-se dar conta da experiência do “feminino” no mundo da Enologia, que ainda é maioritariamente masculino. A sensibilidade feminina na elaboração dos vinhos surge assim como um elemento que refresca e acrescenta o conhecimento dos fazedores de vinho (winemakers).

Alexandra Mendes, presidente da Associação Portuguesa de Enologia e Viticultura; Marta Lourenço, Caves Murganheira; Maria Vicente, Ode Winery; e Martta Reis Simões, Quinta da Alorna vão estar à conversa num debate moderado por outra mulher, a consultora de enoturismo Madalena Vidigal.

O encontro terá ainda um momento musical proporcionado por Rui Tanoeiro e culminará numa prova de vinhos produzido pelas enólogas convidadas.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória através do email: confraria.enofila.tejo@gmail.com, até dia 29 de Janeiro (lugares limitados).

Este será o primeiro evento integrado na programação da “Cidade do Vinho 2024”, que, recorde-se, resulta da colaboração de quatro municípios: Almeirim, Alpiarça, Cartaxo e Santarém.

A iniciativa conta ainda com a colaboração do município de Santarém.

Leia também...

IP Santarém e NERSANT cooperam em programa de inovação

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém vai cooperar com o Instituto Politécnico de Santarém na identificação de desafios, constrangimentos e oportunidades…

Ministra da Agricultura discute plano estratégico da PAC em Santarém

A ministra da Agricultura iniciou na terça-feira, 19 de Outubro, em Santarém, sete sessões de “auscultação e partilha de contributos” com “agentes do território”,…

Medway investe 25 milhões e cria mais de 100 empregos no Entroncamento

A Medway, empresa de transporte ferroviário de mercadorias, vai criar mais de 100 empregos ao investir cerca de 25 milhões de euros na construção…

Portugal Fresh aponta prejuízo diário directo de 21ME de impacto da greve dos motoristas

A Portugal Fresh, associação para a promoção das frutas, legumes e flores, estimou um prejuízo diário directo de 21 milhões de euros com a…