A Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo, em parceria com a Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS), vão promover iniciativas no âmbito da “Cidade do Vinho 2024”, sempre sobre o registo “A Escola Superior Agrária de Santarém e a Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo convidam…”
O primeiro encontro, a realizar na ESAS, dia 31 de Janeiro, pelas 21h00, terá como tema “A Enologia no Feminino”.
Este primeiro evento vai trazer a Santarém enólogas de excelência para uma conversa aberta sobre a experiência das mulheres no mundo da enologia.
Nesta primeira sessão, aberta a todos os interessados, pretende-se dar conta da experiência do “feminino” no mundo da Enologia, que ainda é maioritariamente masculino. A sensibilidade feminina na elaboração dos vinhos surge assim como um elemento que refresca e acrescenta o conhecimento dos fazedores de vinho (winemakers).
Alexandra Mendes, presidente da Associação Portuguesa de Enologia e Viticultura; Marta Lourenço, Caves Murganheira; Maria Vicente, Ode Winery; e Martta Reis Simões, Quinta da Alorna vão estar à conversa num debate moderado por outra mulher, a consultora de enoturismo Madalena Vidigal.
O encontro terá ainda um momento musical proporcionado por Rui Tanoeiro e culminará numa prova de vinhos produzido pelas enólogas convidadas.
A inscrição é gratuita, mas obrigatória através do email: confraria.enofila.tejo@gmail.com, até dia 29 de Janeiro (lugares limitados).
Este será o primeiro evento integrado na programação da “Cidade do Vinho 2024”, que, recorde-se, resulta da colaboração de quatro municípios: Almeirim, Alpiarça, Cartaxo e Santarém.
A iniciativa conta ainda com a colaboração do município de Santarém.