A Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo, em parceria com a Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS), vão promover iniciativas no âmbito da “Cidade do Vinho 2024”, sempre sobre o registo “A Escola Superior Agrária de Santarém e a Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo convidam…”

O primeiro encontro, a realizar na ESAS, dia 31 de Janeiro, pelas 21h00, terá como tema “A Enologia no Feminino”.

Este primeiro evento vai trazer a Santarém enólogas de excelência para uma conversa aberta sobre a experiência das mulheres no mundo da enologia.

Nesta primeira sessão, aberta a todos os interessados, pretende-se dar conta da experiência do “feminino” no mundo da Enologia, que ainda é maioritariamente masculino. A sensibilidade feminina na elaboração dos vinhos surge assim como um elemento que refresca e acrescenta o conhecimento dos fazedores de vinho (winemakers).

Alexandra Mendes, presidente da Associação Portuguesa de Enologia e Viticultura; Marta Lourenço, Caves Murganheira; Maria Vicente, Ode Winery; e Martta Reis Simões, Quinta da Alorna vão estar à conversa num debate moderado por outra mulher, a consultora de enoturismo Madalena Vidigal.

O encontro terá ainda um momento musical proporcionado por Rui Tanoeiro e culminará numa prova de vinhos produzido pelas enólogas convidadas.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória através do email: confraria.enofila.tejo@gmail.com, até dia 29 de Janeiro (lugares limitados).

Este será o primeiro evento integrado na programação da “Cidade do Vinho 2024”, que, recorde-se, resulta da colaboração de quatro municípios: Almeirim, Alpiarça, Cartaxo e Santarém.

A iniciativa conta ainda com a colaboração do município de Santarém.

Leia também...

Nersant faz o retrato das exportações da região de Santarém

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém apresentou esta quarta-feira, 29 de Julho, através de videoconferência, o “Retrato das Exportações da Região…

Lezíria + Sustentável lança ferramenta para apoio à criação de planos estratégicos de circularidade

No âmbito do projecto Lezíria + Sustentável, dinamizado pela NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém e pela CIMLT – Comunidade Intermunicipal da…

Vinhos do Tejo arrecadam 37 medalhas no Concurso Mundial de Bruxelas

‘Quinta da Lapa Syrah Reserva tinto 2015’ foi eleito ‘Vinho Revelação – Portugal 2018’ Os Vinhos do Tejo voltam a ser presenteados com boas…

CIM Médio Tejo abre concurso de 36 milhões de euros para concessão de transportes públicos

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Médio Tejo anunciou a abertura de um concurso para o Serviço Público de Transporte de Passageiros, cujo contrato de concessão,…