As palavras do Papa Francisco num encontro com consagrados em fevereiro de 2016 são o mote para a Semana de Estudos sobre a Vida Consagrada, a realizar em Fátima, entre 18 e 21 de fevereiro.
“Podeis infundir esperança nesta nossa humanidade marcada por diversos motivos de ansiedade e temor e por vezes tentada ao desânimo. Podeis fazer sentir a força renovadora das bem-aventuranças, da honestidade, da compaixão; o valor da bondade, da vida simples, essencial, cheia de significado. E podeis alimentar a esperança também na Igreja”, disse o pontífice numa intervenção que serve de texto inspirador para o encontro de Fátima, no concelho de Ourém, distrito de Santarém.
Na ocasião, o papa exortou ainda os participantes no encontro no Vaticano em 2016 a não se deixarem “influenciar pela idade nem pelo número”.
“O que mais conta é a capacidade de repetir o ‘sim’ inicial do chamamento de Jesus que continua a fazer-se sentir, de forma sempre nova, em cada fase da vida”, afirmou Francisco.
“Que esperança na vida consagrada?” é o tema dos trabalhos dos quatro dias do encontro promovido pela Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CRIP) e que permitirá o debate de questões como “Modelos Bíblicos da Esperança”, “A Esperança na Vida Eterna”, “A Esperança vivida numa Igreja Sinodal” e “A proteção de menores na Igreja: missão-Esperança”.
O bispo de Lamego, António Couto, o secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, Manuel Barbosa, e o padre jesuíta José Frazão Correia serão alguns dos conferencistas nesta Semana de Estudos sobre a Vida Consagrada, que decorrerá no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima.