©Estelle Valente / Teatro São Luiz

O Teatro Sá da Bandeira abriu as suas portas para receber a peça de teatro “Odeio este tempo detergente”, que teve a sua estreia no passado dia 6 de Março, no Teatro São Luiz, em Lisboa.

O título evoca um poema de Ruy Belo. E é sobre a sua obra que se debruça a peça dirigida por Ana Nave – que também a interpreta, ao lado de Maria João Luís – e musicada por José Peixoto.

Ana Nave, também directora artística deste espectáculo, trouxe a poesia de Ruy Belo para o palco, crente de que não é possível fazer a história da poesia portuguesa do século XX sem falar deste poeta que não deixou ninguém indiferente: “Uma obra à qual não é possível colar rótulos e que é atravessada por uma ideia de construção feita de casas, pássaros, árvores, homens em trânsito, jogos de luzes e sombras com o espaço e o tempo.  Em Ruy Belo o humanismo não se explica, expõe-se através de perplexidades.”

O espectáculo reúne uma selecção de 17 poemas da poesia de Ruy Belo muito marcados pelos anos 60. ‘Certas formas de nojo’, ‘Espaço preenchido’, ‘Povoamento’, ‘Elogio a Maria Teresa’, ‘Um dia não muito longe, não muito perto’ são alguns dos poemas que integram o espectáculo e são ditos à vez pelas actrizes.

O cenário é composto por três telões onde se iam projectando imagens a preto e branco, os adereços resumiram-se a dois pares de sapatos, de um lado do palco. Do lado oposto, uma mesa de apoio ao músico José Peixoto, que ao longo do espectáculo ia tocando música ao vivo, e outro par de sapatos.

Foto: ©Estelle Valente / Teatro São Luiz

Leia também...

A tradição popular do Minho ao Algarve em noite de Festival de Folclore em Alcanhões

O Rancho Folclórico de Alcanhões promoveu a trigésima quinta edição do seu…

Festas em Honra do Imaculado Coração de Maria em Foros de Salvaterra

As Festas em Honra do Imaculado Coração de Maria, em Foros de…

Torres Novas assinala passagem de ano com fogo de artifício no castelo

A Câmara Municipal de Torres Novas vai assinalar a passagem de ano…

VÍDEO | FITIJ leva espectáculos, animação e oficinas à região de 7 a 12 de Outubro

O Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância e Juventude…