A Associação Nacional de Proprietários Rurais, Gestão Cinegética e Biodiversidade (ANPC), promoveu esta segunda-feira, na Feira Nacional de Agricultura, um showcooking de Gastronomia de Caça – A qualidade e o sabor únicos da carne selvagem, com a presença do chef Giorgio Damásio.

Veado e Javali gourmet foram os pratos principais de uma degustação exclusiva com o renomeado chef italiano, que deu a conhecer os benefícios do consumo das carnes de caça. Esta degustação teve como objectivo dar a conhecer os vários benefícios e as vantagens do consumo das carnes de caça, potenciando os seus benefícios junto dos portugueses.

A degustação iniciou com um paté de veado, seguindo-se raviolis recheados em manteiga de tomilho e trufa preta. O prato principal foi lombo de javali recheado, com molho de vinho tinto e bagas de zimbro. Ao terminar, a sobremesa foi um clássico cheesecake de frutos do bosque. Toda a degustação foi acompanhada pelos vinhos da casa João Portugal Ramos, acompanhado o paté um Marquês de Borba Branco, 2017 e o prato principal um Dourum O. Leucura Reserva 2011, terminando a sobremesa acompanhada por um Porto Dourum Vintage de 2015.

A carne de caça, para António Paula Soares, presidente da ANPC, “trata-se de uma carne com menos gordura saturada e colesterol e, por isso, melhor para o organismo. Promove uma acção bioquímica saudável por ser rica em minerais, ómega-9, ácidos essenciais e aminoácidos”, refere. São provenientes de animais não sujeitos a tratamentos hormonais para crescimento e ganho de gordura, crescendo no campo ao ritmo das estações e daquilo que a natureza lhes proporciona.

Este evento foi possível graças à associação da Prazeres do Campo, uma marca portuguesa do concelho de Abrantes, conhecida pela excelente qualidade das carnes de caça, carne essa degustada neste showcooking.

 

Leia também...

NERSANT atrai mais de 1 milhão de euros de investimento belga para a região

São já visíveis os frutos do trabalho realizado pela NERSANT – Associação…

Espírito de Natal vai premiar compradores do comércio tradicional de Santarém

A Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) vai este ano apostar…

Distrito de Santarém registou 1208 novas empresas em 2019

O ano de 2019 teve um aumento no número de empresas criadas…

AgriEmpreende permitiu aceleração de 33 ideias de negócio

Os concursos de ideias de negócio promovidos pelo AgriEmpreende, projecto para o…