A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém e o Agrocluster Ribatejo, voltam a centrar-se na bioeconomia, através da dinamização de um novo workshop, que se realizará na Startup Santarém no dia 7 de Junho. Desta vez, o tema em discussão será como pode a Ciência e a Tecnologia ter um efeito multiplicador na bioeconomia.

A Ciência e Tecnologia desempenham um papel fundamental na incorporação de inovação na bioeconomia, permitindo criar novas actividades, produtos ou serviços para empresas que exploram os recursos biológicos de forma sustentável, e apostam na sua valorização.

A sessão sob o tema “Ciência e Tecnologia como multiplicadores de bioeconomia”, que se realiza dia 7 de Junho, pelas 15h00, na Startup Santarém, centra-se na apresentação e discussão de soluções inovadoras de valorização agrícola, florestal e industrial, bem como na partilha de experiências empresariais no âmbito da bioeconomia.

A sessão de abertura conta com o acolhimento da Presidente da Direcção da NERSANT, Maria Salomé Rafael, e do Presidente do Agrocluster Ribatejo, Carlos Lopes de Sousa, seguindo-se apresentação do projecto Bio-Ware, ao abrigo do qual se realiza o evento. No âmbito do programa do evento, a SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação tem como missão apresentar o roadmap de tecnologias para a bioeconomia, e o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), dará a conhecer soluções de valorização agroflorestal, ilustrando com a apresentação de alguns casos de estudo.

PUBLICIDADE

Marca presença também a Universidade do Minho, que vai explicar como tornar mais “verde” a indústria alimentar, bem como a empresa Silicolife, Lda., enquanto exemplo empresarial na bioeconomia, no estudo de Benchmark do projecto Bio-Ware, que vai explicar como desenvolver novas vias biológicas para produzir compostos de interesse industrial.

As inscrições nesta 4.ª Mesa Redonda são gratuitas, mas obrigatórias. Os interessados devem registar a sua intenção de participação no portal da NERSANT, em www.nersant.pt. Para mais informações, estão disponíveis os contactos bioware@nersant.pt ou 249 839 500.

De referir que Bio-Ware visa a promoção da inovação e do empreendedorismo de forma a melhorar a comercialização dos resultados científicos associados à bioeconomia “Verde” (Agroflorestal) e à bioeconomia “Branca” (aplicações industriais e ambientais). Este projecto pretende sensibilizar e disseminar a importância da bioeconomia e da sua integração nos sectores relevantes para a região, promoção de lógicas de colaboração entre os actores nacionais direccionadas para a identificação e valorização de oportunidades de financiamento e promoção da geração de ideias em torno do desenvolvimento de projectos colaborativos entre empresas e entidades de ensino e de ciência e tecnologia.

O projecto, dinamizado pela NERSANT e pelo Agrocluster Ribatejo, conta com o co-financiamento do COMPETE 2020.

PUBLICIDADE
Leia também...

‘Casa em Santarém’ nomeada para o prémio internacional de arquitectura

O projecto ‘Casa em Santarém’ da empresa dp arquitectos está nomeado para…

Rotary Clube de Santarém distingue Sílvia Carreira como profissional do ano

Sílvia Carreira, directora técnica do Lar Gualdim, do Centro Social Interparoquial de…

“Os pequenos produtores não podem ser abandonados”

João Mendes – Fio Dourado DIVULGAÇÃO APRODER O lagar de azeite da…

Câmara de Santarém pede 270 mil euros ao BEI para requalificação de avenida

A Câmara de Santarém aprovou hoje a contracção de um empréstimo de…