Ao final da tarde de ontem, 23 de agosto, na zona de Tyer, a norte de Moscovo, um Embraer Legacy despenhou-se. No aparelho viajavam Yevgeny Prigozhin e Dmitri Utchkin, que morreram. De uma penada, o Grupo Wagner perdeu a sua icónica liderança. Face ao ocorrido, algumas questões desde já se podem levantar.

Em primeiro lugar, Prigozhin tinha-se tornado, nos últimos meses, uma voz extremamente incómoda para o Kremlin. As entrevistas que deu, logo após a vitória de Bakhmut, deu a conhecer uma pessoa extremamente arrogante, um verdadeiro deus para os seus soldados, um homem com um poder e uma ambição desmedidos, sem papas na língua e com a presidência da Rússia no horizonte. Mesmo que fosse só por isto, Prigozhin já seria uma ameaça real para o Kremlin.

Em segundo lugar, o Wagner Group nos últimos 3 anos tornou-se muito mais que um mero bando de mercenários. Treino militar, segurança pessoal, consultoria estratégica, intelligence, desinformação, política, venda de armas e equipamentos militares, exploração e comércio de recursos naturais, recrutamento e gestão de soldados altamente preparados, o Grupo Wagner tornou-se uma multinacional da guerra e do terror, um poder global que a Rússia a pouco e pouco foi deixando de controlar.

A morte de Prigozhin e de Utchkin traz consigo o problema da sucessão. Sendo real a devoção dos soldados da Wagner aos seus líderes, a eventual lealdade a uma nova liderança poderá ser uma incógnita. Por outro lado, sabe-se que, recentemente, os russos tinham já criado duas novas empresas: uma PMC (private military company) e uma empresa de segurança pessoal. Isto significa que a transição de liderança do Grupo Wagner de há muito que vem a ser preparada, até porque na Rússia não faltam ex-operacionais GRU e Spetnaz disponíveis. Provavelmente, as entrevistas de Prigozhin após a vitória de Bakhmut já eram um efeito desta situação.

Por fim, não é dispiciendo o timing desta ocorrência, durante o BRICS Summit de Joanesburgo. Inevitavelmente, vem à memória a morte do general iraniano Qasem Suleimani em 2020 em Bagdad e a forma como esse assassinato, à altura, serviu de aviso a todos os países que ousassem afrontar os EUA.

José Alberto Pereira

Leia também...

Triunfadores da Moita do Ribatejo

A Sociedade Moitense de Tauromaquia divulgou os premiados com os seis habituais e prestigiados troféus com que todos os anos elege os triunfadores da…

Abrã celebra 400 anos da criação da Freguesia com lançamento de livro

ara assinalar os 400 anos da Freguesia de Abrã, a Junta organizou no passado dia 10 de Agosto, uma cerimónia com descerramento de uma…

Santarém com projeto para combater espécie invasora de lagostim vermelho

A Câmara Municipal de Santarém está a desenvolver um projeto de combate ao lagostim vermelho do Louisiana, uma espécie exótica invasora que pode comprometer…

Sismo de 2,4 na escala de Richter sentido no distrito de Santarém

m sismo de magnitude 2,4 na escala de Richter foi hoje de madrugada sentido próximo de Benavente, sem causar danos pessoais ou materiais, segundo…