O Jogo do Quartão é uma tradição muito antiga da vila da Chamusca, que se realiza há muitos anos na Quarta-feira de Cinzas, num ritual de amizade e de convívio que prolonga o espírito do Carnaval. Amanhã, quarta-feira, dia 14 de fevereiro, a tradição volta às ruas da Chamusca.

O convívio começa bem cedo, pelas 09h da manhã, com a preparação do tradicional Almoço do Grelo, realizado no Grupo Dramático Musical JNP da Chamusca, onde os homens, principais protagonistas desta iniciativa, se reúnem para confecionar e saborear o repasto de grelos e bacalhau, regado com bom vinho.

A animação tem continuidade pela tarde, altura em que o grupo sai para as ruas da vila, lançando os quartões de barro, de mão em mão e percorrendo as tascas e demais estabelecimentos comerciais da vila.

Ao contrário de antigamente, onde os quartões de barro eram roubados junto às fontes de água, os quartões de barro são atualmente comprados e a regra é simples: durante o jogo quem deixar cair o quartão paga um valor simbólico para ajudar na organização.

Este jogo começou há muitos anos com um grupo de jovens que roubava os quartões das pessoas quando iam à fonte buscar água, uma vez que nesta altura ainda não havia água canalizada. Mais tarde era a própria comunidade que deixava os quartões, à porta, que já estavam um pouco partidos, para que o grupo os levasse para o tradicional jogo do quartão.

Antigamente a regra era simples: quem deixasse cair e partir o quartão pagava a rodada na tasca mais próxima. Atualmente são as próprias tascas, cafés e restaurantes que entram na brincadeira e oferecem comida e bebida. Quando o grupo passa junto aos estabelecimentos, os proprietários saem à rua para entrarem na brincadeira e deixarem cair o quartão “propositadamente”.

O jogo alarga-se a muitos outros participantes que, ao longo do percurso, vão entrando na brincadeira. Atualmente os jovens também entram no jogo, mas com quartões mais pequenos.

O Jogo do Quartão não é apenas uma tradição, mas sim um elo que une gerações e fortalece os laços comunitários, proporcionando momentos de diversão e convívio que perduram na memória de todos os que têm o privilégio de participar.

Leia também...

Concentração anti-racista reúne cerca de 15 pessoas em Santarém

Cerca de 15 pessoas estiveram presentes numa concentração pacífica anti-racista, no dia 7 de Junho, no Jardim da Liberdade, em Santarém. Os manifestantes reuniram-se…

“Os animais ocupam um lugar cada vez maior e mais importante na nossa vida”

Joana Gonçalves, natural de Santarém, tem 23 anos e exerce a profissão de Pet Sitter, um novo conceito no mundo animal. Iniciou o seu…

Centro Cultural Regional
de Santarém elege
novo conselho de
administração

O Centro Cultural Regional de Santarém realizou no dia 15 de Março uma assembleia eleitoral, daí resultando um Conselho de Administração renovado, com mais…

PSD questiona Governo sobre ausência de postos de abastecimento eléctrico no Médio Tejo

O PSD questionou o Governo sobre a ausência de qualquer posto de abastecimento para veículos eléctricos no Médio Tejo, apesar do protocolo assinado há…