O Bispo de Santarém promoveu no dia 3 de Julho as nomeações de párocos para o Ano Pastoral 2021-2022, para as vigararias de Almeirim, Santarém, Tomar e Torres Novas, num tempo em que são cada vez menos os sacerdotes disponíveis na Diocese.

Em nota de imprensa o Bispo de Santarém, admite a “diminuição do número de ministros ordenados na Diocese”, devido à realidade social dos últimos anos, e manifesta a gratidão à Congregação da Missão “pela sua longa e qualificada dedicação às comunidades paroquiais do concelho de Salvaterra de Magos”.

“As comunidades paroquiais ainda não estão recompostas dos meses de confinamento e o ambiente social em que nos encontramos é de insegurança, com os aconselhamentos à prudência e as limitações impostas por força da pandemia”, destaca a Diocese de Santarém que comemora o seu cinquentenário da sua criação.

Apesar da diminuição do número de sacerdotes e as limitações impostas, a Diocese mas pretende levar aos seus fiéis com as novas nomeações uma “maior envolvência da Pastoral Familiar e da Pastoral Juvenil”.

PUBLICIDADE

Párocos e Vigários Paroquiais

Vigararia de Almeirim

Padre António José Brito Antunes, Pároco das Paróquias de Chamusca (São Braz), Carregueira (Santa Bárbara), Pinheiro Grande (Santa Maria) e Ulme (Santa Maria), sendo dispensado dos anteriores ofícios.

Padre José Abílio e Silva Costa, Pároco da Paróquia de Benfica do Ribatejo (Santa Marta), em acumulação com anteriores ofícios.

Padre José Luís Fernandes Borga (Moderador) e Padre João Maria Fernandes Borga, Párocos in solidum das Paróquias de Foros de Salvaterra (Imaculado Coração de Maria), Glória do Ribatejo (Nossa Senhora da Glória), Granho (Nossa Senhora de Fátima), Marinhais (São Miguel), Muge (Nossa Senhora da Conceição) e Salvaterra de Magos (São Paulo), sendo dispensados dos anteriores ofícios.

Padre Tiago Filipe Valério Pires, Pároco das Paróquias de Chouto (Nossa Senhora da Conceição), Parreira (Nossa Senhora de Fátima) e Vale de Cavalos (Divino Espírito Santo), acumulando com a paroquialidade de Alpiarça (Santo Eustáquio) e sendo dispensado de pároco da Paróquia de Benfica do Ribatejo (Santa Marta).

Vigararia de Santarém

Padre António Júlio Ferreira dos Santos, Administrador Paroquial das Paróquias de Almoster (Santa Maria), Póvoa da Isenta (Nossa Senhora da Conceição) e Vale de Santarém (Nossa Senhora da Expectação).

Padre Arlindo Miguel Domingues Jorge, Pároco de Vila Chã de Ourique (Senhor Jesus dos Aflitos), em acumulação com anteriores ofícios.

Vigararia de Tomar

Padre Herlander Joaquim Pala Alves Meda Limão, Vigário Paroquial das Paróquias de Carregueiros (São Miguel), Pedreira (Nossa Senhora das Neves) e Sabacheira Nossa Senhora da Conceição), em acumulação com anteriores ofícios.

Padre José Ricardo Batista Cintra, Pároco in solidum das Paróquias de Junceira (São Mateus), Olalhas (Nossa Senhora da Conceição) e Serra (Nossa Senhora da Purificação), ficando Moderador o Pároco nomeado anteriormente: Padre Rui Miguel Martins Tereso.

Vigararia de Torres Novas

Padre Bruno José Martins Domingos, Vigário Paroquial de Assentis (Nossa Senhora da Purificação), em acumulação com anteriores ofícios.

Padre Marco Aurélio da Costa Casquilho, Vigário Paroquial das Paróquias de Chancelaria (Santa Eufémia), Paço (Nossa Senhora do Pranto) e Pedrógão (Santa Maria da Serra e São João Baptista), em acumulação com anteriores ofícios.

Diácono Permanente

Diácono Arlindo João Martins Garcia, exercerá o seu ministério nas Paróquias de Alcorochel (Nossa Senhora da Purificação), Brogueira (São Simão) e Riachos (Santo António), sendo dispensado de anteriores ofícios.

Outras Dispensas de Ofícios

Padre Edvaldo Ramon Matos Vergasta, dispensado dos ofícios na Diocese e autorizado a um tempo de missão na Arquidiocese de São Tiago do Chile.

Padre Ruben Miguel Marques de Figueiredo Finote Barrão, dispensado dos ofícios na Diocese e enviado para um tempo de estudos eclesiásticos em Roma.

A Diocese informa ainda que os Presbíteros “cessam a sua jurisdição no serviço em que se encontram, com a tomada de posse do seu sucessor”, sendo que as dispensas de Párocos, as mudanças e as tomadas de posse, deverão ocorrer até ao próximo dia 10 de Outubro.

PUBLICIDADE
Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…