“A Violência contra a Pessoa Idosa” é o tema da sessão que a Comissão Municipal de Proteção à Pessoa Idosa e/ou Dependente (CMPPID) realiza na tarde de 19 de Abril, entre as 14 e as 17 horas, no Auditório da Escola Superior de Saúde de Santarém (ESSS).
A sessão de abertura vai contar com Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, e de Hélia Dias, Diretora da ESSS. Os trabalhos prosseguem com três painéis de debate, moderados por Margarida Alfaiate, Juiz de Direito: “A Violência e o Crime”, com um orador representante do Ministério Público, “A Intervenção”, com oradores representantes da Polícia de Segurança Pública (PSP) e da Guarda Nacional Republicana (GNR) e “Apoio” com um orador representante da APAV.
No evento vai estar patente uma exposição da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV)) sobre o tema “A Violência contra a Pessoa Idosa”. Uma tarde que vai ser abrilhantada pela atuação das tunas da Universidade da Terceira Idade de Santarém (UTIS) e da ESSS. A sessão de encerramento contempla o sorteio de uma lembrança e o lanche oferecido a todos os participantes.
As inscrições estão abertas até 14 de Abril e podem ser feitas através dos contactos constantes no cartaz.
De referir que, a Comissão Municipal de Proteção de Pessoas Idosas e/ou Dependentes foi criada em 2016 no sentido de melhorar a qualidade de vida destes cidadãos mais vulneráveis através da articulação, informação e promoção dos seus direitos e da sua proteção de forma a garantir o seu bem-estar e dignidade.
A actuação da CMPPID abrange todas as Pessoas Idosas do Município de Santarém com idade igual ou superior a 65 anos e/ou pessoas em situação de dependência, independentemente da idade, e tem por objectivos, entre outros: Informar, sensibilizar as pessoas idosas e/ou dependentes para os seus direitos e meios disponíveis de apoio existentes; Informar, sensibilizar e responsabilizar as famílias e a comunidade sobre os direitos das pessoas idosas e/ou dependentes e fomentar a reflexão sobre as problemáticas inerentes a estes grupos populacionais.