Decorreu no passado dia 19 de Maio, integrado nas comemorações da Noite dos Museus, a inauguração do Núcleo Rural de Coruche – Centro de Artes, Ofícios e Profissões Tradicionais (CAOST), com a presença de cerca de centena e meia de pessoas.

Este NRC vai dar uma nova vida ao edifício que serviu de Quartel aos Bombeiros Municipais e promover maior dinamismo ao casco histórico desta ilustre Vila Ribatejana.

No espaço destinado a exposições temporárias, encontra-se a exposição “Um quartel de Memórias”, que é uma merecida homenagem aos Soldados da Paz da Vila de Coruche.

Antes do descerramento da placa de inauguração no interior do edifício e das visitas aos diversos espaços expositivos, foram proferidos discursos pelo Presidente da Câmara Municipal de Coruche, Francisco Oliveira e pelo Responsável do Serviço de Etnografia, Aníbal Mendes.

O Núcleo Rural de Coruche – Centro de Artes, Ofícios e Profissões Tradicionais (CAOST) de Coruche, pretende para além da exposição de longa duração na qual se estruturam décadas de história, coexistam igualmente espaços de memória e identidade, onde se possa realizar, nomeadamente o saber-fazer associado aos ofícios e actividades artesanais.

A exposição de longa duração sob o título “Dos ranchos de gente às máquinas de mil braços: cultivar memórias, semear e aprender” disponibiliza-se um registo das profundas alterações ocorridas nas paisagens deste rico vale ribatejano e as mudanças económicas, sociais e culturais vivenciadas pelas comunidades coruchenses durante o longo processo de mecanização da agricultura no território, do vale do Rio Sorraia.

Em prol de um desenvolvimento sustentável, este legado identitário que se preserva e valoriza, onde a transmissão e partilha de conhecimentos a todos envolve.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…