Foto: Município de Abrantes

Maior evento de Agility em Portugal, um dos desportos caninos mais populares, vai realizar-se em Abrantes durante o mês de julho, com a presença de cães do mundo inteiro, para a realização das provas de perícia, obediência, rapidez e agilidade, através de vários obstáculos.

O ‘Agility Abrantes 2025’ foi apresentado esta quarta-feira, dia 2 de Julho, no Estádio Municipal de Abrantes, contando com a presença do presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, de Ezequiel Sousa, Presidente do Clube Cinófilo do Alentejo, e de Maria João Mella, Coordenadora para a Comissão de Trabalho do Clube Português de Canicultura.

“Este será um evento único, nunca foi tentado fazer no mundo, com três semanas de Agility num só país e tudo seguido”, destacou Ezequiel Sousa, presidente do Clube Cinófilo do Alentejo.

Durante três semanas, a cidade será palco de diversas competições agendadas, como os Campeonatos do Mundo de Agility Júnior e Sénior (10 a 13 de julho), o Open Europeu de Agility (17 a 20 de julho) e o Campeonato do Mundo monoraça do Border Collie (Border Collie Classic), de 24 a 27 de Julho.

“Este Campeonato do Mundo de Agility aqui em Abrantes é para nós uma honra”, referiu Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, salientando que “é um evento muito relevante para o nosso concelho e para a região” que “irá trazer a Abrantes cerca de 5.000 pessoas de mais de 40 nacionalidades, desde Singapura à Argentina, o que terá impacto na economia local”.

Apresentação do ‘Agility Abrantes 2025’ Foto: Município de Abrantes

Organizado pelo Clube Cinófilo do Alentejo sob a égide do Clube Português de Canicultura e da Federation Cynologique Internationale, as competições contam com o apoio do Município de Abrantes. Maria João Mella, Coordenadora para a Comissão de Trabalho do Clube Português de Canicultura, destacou o apoio do Município “para realizar um evento desta dimensão” que “é muito atrativo para os participantes estrangeiros” e elogiou os alojamentos do concelho e da região que estão a aceitar os cães.

São esperados cerca de 2.000 cães concorrentes e mais de 5.000 acompanhantes, oriundos de 41 países, no evento. Para a concretização da competição, a organização conta com o apoio de cerca de 150 voluntários.

O Agility é um desporto canino, semelhante ao hipismo, mas com uma diversidade considerável de obstáculos adaptados aos cães em que a conjugação de agilidade e velocidade determina a qualidade das duplas guia-cão. O objetivo é terminar a prova sem cometer infrações e no menor tempo possível.

Leia também...

Prova Granfondo Médio Tejo realiza-se a 21 de Maio

A 2ª edição da prova Granfondo Médio Tejo realiza-se dia 21 de…

Carlos Esteves reeleito para novo mandato na Associação Académica de Santarém

Carlos Mendonça Esteves vai continuar a liderar a direcção da Associação Académica…

Clube de Natação de Torres Novas apura atletas para os Jogos Olímpicos

O Clube de Natação de Torres Novas escreveu mais uma página incomparável…

“Liderar uma equipa como o Sporting é uma oportunidade única”

Paulo Luís, treinador de futsal e professor na Escola de Desporto de…