Foto: Município de Abrantes

Maior evento de Agility em Portugal, um dos desportos caninos mais populares, vai realizar-se em Abrantes durante o mês de julho, com a presença de cães do mundo inteiro, para a realização das provas de perícia, obediência, rapidez e agilidade, através de vários obstáculos.

O ‘Agility Abrantes 2025’ foi apresentado esta quarta-feira, dia 2 de Julho, no Estádio Municipal de Abrantes, contando com a presença do presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, de Ezequiel Sousa, Presidente do Clube Cinófilo do Alentejo, e de Maria João Mella, Coordenadora para a Comissão de Trabalho do Clube Português de Canicultura.

“Este será um evento único, nunca foi tentado fazer no mundo, com três semanas de Agility num só país e tudo seguido”, destacou Ezequiel Sousa, presidente do Clube Cinófilo do Alentejo.

Durante três semanas, a cidade será palco de diversas competições agendadas, como os Campeonatos do Mundo de Agility Júnior e Sénior (10 a 13 de julho), o Open Europeu de Agility (17 a 20 de julho) e o Campeonato do Mundo monoraça do Border Collie (Border Collie Classic), de 24 a 27 de Julho.

“Este Campeonato do Mundo de Agility aqui em Abrantes é para nós uma honra”, referiu Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, salientando que “é um evento muito relevante para o nosso concelho e para a região” que “irá trazer a Abrantes cerca de 5.000 pessoas de mais de 40 nacionalidades, desde Singapura à Argentina, o que terá impacto na economia local”.

Apresentação do ‘Agility Abrantes 2025’ Foto: Município de Abrantes

Organizado pelo Clube Cinófilo do Alentejo sob a égide do Clube Português de Canicultura e da Federation Cynologique Internationale, as competições contam com o apoio do Município de Abrantes. Maria João Mella, Coordenadora para a Comissão de Trabalho do Clube Português de Canicultura, destacou o apoio do Município “para realizar um evento desta dimensão” que “é muito atrativo para os participantes estrangeiros” e elogiou os alojamentos do concelho e da região que estão a aceitar os cães.

São esperados cerca de 2.000 cães concorrentes e mais de 5.000 acompanhantes, oriundos de 41 países, no evento. Para a concretização da competição, a organização conta com o apoio de cerca de 150 voluntários.

O Agility é um desporto canino, semelhante ao hipismo, mas com uma diversidade considerável de obstáculos adaptados aos cães em que a conjugação de agilidade e velocidade determina a qualidade das duplas guia-cão. O objetivo é terminar a prova sem cometer infrações e no menor tempo possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Trail running dos 20 kms de Almeirim no segundo lugar do Marão Sky Up

A secção de trail running da Associação 20 Kms de Almeirim participou…

Paulo Vakulyuk representa Portugal no Campeonato da Europa

Paulo Vakulyuk, atleta do Clube de Natação de Torres Novas (CNTN), garantiu…

CD Fátima, União de Almeirim e União de Tomar ficam pelo caminho na Taça de Portugal

O Centro Desportivo de Fátima SAD, o União Futebol Clube de Almeirim…

Atleta da Casa do Benfica de Santarém vence final Olímpica da Taça ARTS

O atleta Alexandre Fernandes, da Casa do Benfica de Santarém, venceu a…