‘Abu Zacaria, O último Alcaide de Santarém’ em cena no Teatro Sá da Bandeira

O Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, recebe no próximo dia 12 de Setembro, pelas 21h30, o espectáculo ‘Abu Zacaria, O último Alcaide de Santarém’.

O elenco deste espectáculo, que retrata os anos anteriores à reconquista de Santarém por D. Afonso Henriques, é composto por 11 jovens formandos do Curso de Iniciação Teatral (CIT) pertencente ao Centro Dramático Bernardo Santareno e conta com encenação da actriz Paula Nunes, do Centro Dramático Bernardo Santareno.

O texto é de José Fernando Gomes, um dos dramaturgos do Centro Dramático Bernardo Santareno, é natural do Ribatejo mas vive actualmente na Guiné Bissau, sendo também membro da Associação de Estudos e Defesa do Património Histórico-Cultural de Santarém. A música é de João Madeira, as imagens de Rui Bernardino e os figurinos de Ana Montoya.

O espectáculo ‘Abu Zacaria, O último Alcaide de Santarém’, é de cariz histórico situando-se cronologicamente no século XII, nos anos anteriores à reconquista de Santarém por D. Afonso Henriques (1147), onde governava o alcaide muçulmano Abu Zacaria, grande general e estratega muçulmano, que recebeu a incumbência de governar Santarém, depois de se ter distinguido na sua conquista islâmica. Em 1144, Zacaria consegue retardar a decadência almorávida, ao atacar com sucesso a vanguarda cristã, no bastião templário de Soure, aprisionando os seus defensores. A esses prisioneiros, vai oferecer a possibilidade de resgatarem as suas vidas, trabalhando como contrapartida, no reforço das muralhas da velha Xantarim. Entre a História e a ficção, Santarém é palco de uma grandiosa lição de tolerância e de respeito pela dignidade humana, que termina com o sacrifício trágico de alguns dos monges guerreiros templários, em nome da sua fé cristã.

O Curso de Iniciação Teatral, do Centro Dramático Bernardo Santareno, tem inscrições abertas a partir de 15 de Setembro e as aulas terão lugar no Teatro Sá da Bandeira todas as quintas-feiras das 18h30 as 20h30.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS