O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo já administrou mais de 23.538 doses da vacina da covid-19 nos 11 municípios da região, disse hoje a directora executiva.

Segundo Diana Leiria, este número inclui profissionais de saúde, bombeiros, utentes e colaboradores de lares de idosos, bem como pessoas com 80 ou mais anos ou com 50 e mais anos e patologias associadas.

A responsável fez ainda saber que oito mil destas pessoas já recebeu a segunda dose da vacina.

O ACES Médio Tejo tem instalados quatro grandes centros de vacinação em Torres Novas, Tomar, Ourém e Abrantes.

Em declarações aos jornalistas, em Ourém, Diana Leiria realçou a “tranquilidade” com que tem decorrido o processo, “sem problemas de maior a registar” e com “muito poucas recusas” para a toma da vacina.

“Temos muito poucas recusas”, frisou, tendo adiantado que, até quinta-feira, “contabilizavam-se 23.538 inoculações realizadas” e “cerca de 8.000 pessoas com as duas doses de vacina tomadas”.

Na próxima semana, o ACES Médio Tejo vai iniciar a segunda fase da vacinação das Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) que tiveram surtos da covid-19, nomeadamente, em Fátima, no concelho de Ourém, adiantou.

Segundo a directora executiva, no ACES Médio Tejo estão contabilizados 12.500 utentes inscritos nas unidades de saúde com mais de 80 anos e com idade igual ou superior a 50 anos e pelo menos uma das patologias referenciadas.

Na região estão a ser administradas as três vacinas aprovadas: a da Pfizer, a da Moderna e a da AstraZeneca, respeitando-se em cada uma os tempos definidos entre as duas doses recomendadas, ou seja, a Pfizer, com 21 dias entre tomas, a Moderna, com 28 dias, e a AstraZeneca, com 12 semanas, tendo sido esta ministrada hoje em Ourém.

Sem adiantar números para a próxima semana, Diana Leiria disse que este ACES tem ajustado o plano de vacinação às doses que vão chegando.

“Não sei se existe ou não falta de vacinas, temos tido vacinas todas as semanas”, referiu, dando conta que “um pequeno grupo, considerado prioritário, entre os bombeiros e as forças de segurança, já foi vacinado”.

“Temos conseguido gerir”, assegurou a responsável.

Leia também...

NERSANT contou com 220 participantes em webinares sobre Segurança e Saúde no Trabalho

A Associação Empresarial da Região de Santarém ( NERSANT) realizou, em parceria com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), duas acções de…

Onze detidos por tráfico de droga sujeitos a apresentações periódicas às autoridades

Onze detidos por tráfico de droga nos distritos de Leiria, Lisboa e Santarém ficaram sujeitos a apresentações bissemanais às autoridades policiais, medida de coação…

Câmara de Tomar constrói parque canino

A cidade de Tomar vai contar em breve com um parque canino, numa área de aproximadamente 1400 metros quadrados. Os trabalhos de construção, a…

Salvaterra apoia famílias no pagamento de creches e jardins-de-infância

A Câmara de Salvaterra de Magos vai atribuir 50.000 euros a cinco instituições do concelho para isentarem as famílias com crianças que frequentam creches,…