A Quinta de Valmonte, uma residência sénior situada nos Casais da Besteira, em Santarém, comemorou no passado dia 15 de Maio o centésimo aniversário de um dos seus utentes, Adelino Jesus Cardoso.

Adelino Cardoso, nasceu no Pinheiro Grande, concelho da Chamusca, numa família de seis filhos, quatro raparigas e dois rapazes, três dos quais ainda vivos. Para ajudar a família teve de começar a trabalhar ainda muito jovem, no campo, como servente de pedreiro, pescador à rede e numa pedreira em Tancos, aldeia onde assentou praça em 1939 com 20 anos e berço da paixão que teve aos 19 anos pela sua futura companheira de vida, com quem veio a casar-se em 1942 e de quem teve dois filhos.

Concorreu à PSP sendo alistado em Lisboa, cidade primeira de muitas por onde passou no exercício da profissão sempre acompanhado da família. Foi sempre um homem de sensibilidades para a música e pintura, fez parte da banda do exército durante o tempo que lá permaneceu. Foi transferido, a seu pedido, para Santarém quando os filhos vieram estudar, cidade onde permaneceu até aos dias de hoje.

Homem dedicado à família, entre 1967 e 1969 contudo esteve afastado da mesma, pois foi para Angola na companhia móvel da polícia. Esteve 3 anos em Bembo, Luquembo e Malange. Regressou em 1969 para junto da sua família e reformou-se três anos depois de ter regressado a Portugal. Acompanhou sempre o crescimento dos filhos e dos cinco netos e passou a ter como hobbie viajar com a sua esposa.

A partir de Dezembro de 2011, com a sua esposa, passou a fazer parte da família valmonte.

Leia também...

Sardoal inaugura Centro de Cyclin’ para promover território e património do Concelho

Promover o território natural e o património material e imaterial do Concelho…

Procuradoria rejeita proposta de acordo da Câmara de Rio Maior sobre baldios

A Procuradoria-Geral da República (PGR) não aceitou a proposta de acordo feita…

Autarca de Salvaterra pede “ferramentas excepcionais” para dar médico de família a 75% da população

O presidente da Câmara de Salvaterra de Magos pede ao Governo que…

Perigo máximo de incêndio em mais 50 concelhos

Mais de 50 concelhos de oito distritos estão hoje em perigo máximo…