O Tribunal de Santarém adiou esta terça-feira, 10 de Março, o início do julgamento do ex-presidente da AUSTRA Fernando Fernandes, acusado de peculato, dado que o seu advogado reside próximo do local onde se iniciou o surto do Covid-19 em Portugal, em Felgueiras.

Por decisão da juíza Raquel Matos Rolo, o início do julgamento de Fernando Fernandes, acusado de um desfalque de 960.000 euros quando presidia à Associação de Utilizadores do Sistema de Águas Residuais de Alcanena (AUSTRA), ficou agora marcado para 14 de Abril.

O adiamento da audiência foi requerido pelo advogado do arguido, tendo em conta que tem o seu escritório no concelho de Felgueiras (distrito do Porto), reside “muito próximo do local onde se iniciou o surto epidemiológico da doença” e, embora não apresente qualquer sintomatologia, contactou pessoas, “designadamente empresários, que têm empresas sediadas no local onde se propagou a doença”.

A juíza lembra que a Direção-Geral de Saúde (DGS) recomendou aos residentes nos concelhos de Felgueiras e Lousada que evitem deslocações desnecessárias e participar em reuniões com elevado número de pessoas, “de forma a reduzir o número potencial de pessoas contagiadas”.

Por outro lado, invocou a “impossibilidade de cortar os direitos do arguido, designadamente do direito a ser assistido” pelo mandatário por si escolhido.

A juíza refere ainda que o Plano de Contingência do Tribunal Judicial da Comarca de Santarém estabelece os procedimentos a adoptar, nomeadamente nos casos de pessoas que “tenham tido contacto confirmado ou provável com sujeitos infectados por SARS Cov-2 e Covid-2019”.

Em Portugal há 39 pessoas com Covid-19, mais nove do que no domingo. A maioria dos casos está na região Norte, “foco mais activo” da infecção e que está ligado a um doente proveniente de Itália, país fora da China, onde começou a epidemia, mais afectado.

A epidemia de Covid-19 foi detectada em Dezembro, na China, e já provocou mais de 3.800 mortos. Cerca de 110 mil pessoas foram infectadas em mais de uma centena de países, mas mais de 62 mil já recuperaram.

A Itália tornou-se no país mais afectado fora da China, com 463 mortos e mais de 7.900 contaminados, estando cerca de 16 milhões de pessoas em quarentena no Norte do país. O novo coronavírus é uma família de vírus que pode provocar infecções respiratórias, como pneumonia.

Leia também...

Obras da Casa do Benfica 2.0 em Santarém devem arrancar em 2021

As obras da nova Casa do Benfica 2.0 de Santarém devem arrancar no primeiro semestre de 2021, nos edifícios localizados no Jardim da Liberdade,…

Cartaxo assinalou 203 anos de elevação a concelho [C/GALERIA]

C ·         Sessão Solene integrou cerimónia de entrega de Medalhas de Mérito Municipal ao Clube de Natação do Cartaxo, a Manuel Luís Salgueiro e a…

Sede da Federação de Bombeiros acomoda bombeiros com covid-19

A Federação de Bombeiros do Distrito de Santarém “equipou e adaptou a sua sede”, em Constância, “para permitir, se necessário, o isolamento profilático de…

Oito idosos infectados em lar ilegal de Santarém transferidos para o Hospital de Abrantes

Oito utentes da casa de repouso Idoso Feliz, na localidade de Casével, concelho de Santarém, foram transferidos para o Hospital de Abrantes na noite…