Foto Ilustrativa
Foto Ilustrativa

O ministro das Infraestruturas disse hoje que se reuniu, sexta-feira passada, com a Comissão Técnica Independente que está a estudar as possíveis localizações do futuro aeroporto, aguardando o Governo a conclusão dos trabalhos para tomar uma “decisão fundamentada”.

João Galamba presidiu hoje à assinatura da consignação da empreitada da reabilitação da estrada que liga as zonas empresariais do Entroncamento e de Riachos (Torres Novas), no distrito de Santarém, à Autoestrada 23 (A23), cerimónia na qual ouviu o presidente do município torrejano, Pedro Ferreira (PS), apelar a que a decisão sobre o futuro aeroporto não sirva apenas Lisboa, mas o resto do país.

Questionado pelos jornalistas no final da cerimónia, no Entroncamento, tendo em conta a sua afirmação de que o aeroporto em Santarém, uma das localizações em estudo, e que é defendida pela região, é “longe”, Galamba disse que a Comissão Técnica Independente está a fazer uma análise “multivetorial e em múltiplas dimensões”, havendo outros critérios para além da distância, aguardando o Governo pelo trabalho final para uma decisão “fundamentada”.

“Reuni com a comissão na passada sexta-feira. É um trabalho que acompanhamos com proximidade, dando sempre todas as condições para que possa continuar a trabalhar”, disse, salientando que o trabalho está em curso e que, brevemente, será apresentado “um relatório intercalar”, aguardando o Governo “serenamente pela conclusão final dos trabalhos”, para “com fundamento tomar a decisão que o país aguarda há tantas décadas”.

“Mas há uma coisa que garanto, ainda sem ter visto o relatório final. É que não vai dizer que 80 quilómetros é perto. Mas isso, como já disse, não significa nada, nem positivo nem negativo, para nenhuma localização. É apenas um facto. Todas as diferentes localizações têm diferentes vantagens e desvantagens. Apenas apontei uma que é incontornável, estamos a falar de facto de uma distância longa”, acrescentou.

Pegando numa afirmação da vice-presidente da Câmara do Entroncamento, Ilda Joaquim (PS), de que “mais importante que os quilómetros são os minutos”, Galamba assegurou que a comissão trabalha em “várias dimensões de análise e não apenas na distância” e que nunca ficará condicionada porque também ela concluirá que 80 quilómetros não é perto.

Leia também...

Bombeiros de Fátima celebram 20º aniversário

Os Bombeiros de Fátima completaram no passado domingo, 20 anos de existência e assinalaram a efeméride com uma cerimónia que reuniu entidades oficiais, sócios…

‘Cinco Sentidos’ para as férias de Natal no Cartaxo

O Despertar dos Cinco Sentidos, foi o tema escolhido para a Semana do Mindfulness do Município do Cartaxo, que vai decorrer de 17 a…

Praça de Touros de Santarém recebeu mais de 21 mil espectadores em 2022

Os três espectáculos tauromáquicos que a Praça de Touros de Santarém acolheu em 2022 atraíram 21.627 espectadores, revelou a associação Sector 9, responsável pela…

IP diz que empreitada de 8,4ME no IC2 entre Rio Maior e Benedita arranca em Janeiro

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou hoje o arranque, em Janeiro, da beneficiação do troço do IC2 entre Asseiceira (Rio Maior)) e Freires (Alcobaça),…