Foto Ilustrativa
Foto Ilustrativa

O ministro das Infraestruturas disse hoje que se reuniu, sexta-feira passada, com a Comissão Técnica Independente que está a estudar as possíveis localizações do futuro aeroporto, aguardando o Governo a conclusão dos trabalhos para tomar uma “decisão fundamentada”.

João Galamba presidiu hoje à assinatura da consignação da empreitada da reabilitação da estrada que liga as zonas empresariais do Entroncamento e de Riachos (Torres Novas), no distrito de Santarém, à Autoestrada 23 (A23), cerimónia na qual ouviu o presidente do município torrejano, Pedro Ferreira (PS), apelar a que a decisão sobre o futuro aeroporto não sirva apenas Lisboa, mas o resto do país.

Questionado pelos jornalistas no final da cerimónia, no Entroncamento, tendo em conta a sua afirmação de que o aeroporto em Santarém, uma das localizações em estudo, e que é defendida pela região, é “longe”, Galamba disse que a Comissão Técnica Independente está a fazer uma análise “multivetorial e em múltiplas dimensões”, havendo outros critérios para além da distância, aguardando o Governo pelo trabalho final para uma decisão “fundamentada”.

“Reuni com a comissão na passada sexta-feira. É um trabalho que acompanhamos com proximidade, dando sempre todas as condições para que possa continuar a trabalhar”, disse, salientando que o trabalho está em curso e que, brevemente, será apresentado “um relatório intercalar”, aguardando o Governo “serenamente pela conclusão final dos trabalhos”, para “com fundamento tomar a decisão que o país aguarda há tantas décadas”.

“Mas há uma coisa que garanto, ainda sem ter visto o relatório final. É que não vai dizer que 80 quilómetros é perto. Mas isso, como já disse, não significa nada, nem positivo nem negativo, para nenhuma localização. É apenas um facto. Todas as diferentes localizações têm diferentes vantagens e desvantagens. Apenas apontei uma que é incontornável, estamos a falar de facto de uma distância longa”, acrescentou.

Pegando numa afirmação da vice-presidente da Câmara do Entroncamento, Ilda Joaquim (PS), de que “mais importante que os quilómetros são os minutos”, Galamba assegurou que a comissão trabalha em “várias dimensões de análise e não apenas na distância” e que nunca ficará condicionada porque também ela concluirá que 80 quilómetros não é perto.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…