A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) condenou uma agro-pecuária ao pagamento de 1,5 milhões de euros por fazer descargas para o meio hídrico e ainda determinou o encerramento de uma exploração por três anos.

Num comunicado, a APA explica que condenou a Agro-pecuária Valinho por 15 contra-ordenações ambientais muito graves, em nove delas em reincidência e em 10 com dolo eventual.

A presente coima será uma das mais elevadas em Portugal, frisa a APA no comunicado.

A condenação foi por “efectuar descargas residuais em meio hídrico” no caso a Região Hidrográfica do Tejo e Ribeiras do Oeste.

“Trata-se de uma decisão administrativa, já notificada e ainda não transitada em julgado, relativa a 15 processos contra-ordenacionais (referentes a 10 explorações suinícolas distintas exploradas pela mesma sociedade) que corriam termos contra a mesma arguida (pessoa colectiva) e que foram objecto de apensação visando uma apreciação conjunta e a prolação de uma decisão única”, diz a APA no comunicado.

A sociedade agrícola foi condenada pela prática, concretiza a APA, de seis infracções relacionadas com a colocação indevida de águas degradadas, e de nove infracções “pela utilização dos recursos hídricos sem o respectivo título”.

Acessoriamente a sociedade é condenada a encerrar a exploração agro-pecuária de Vale Meiriço, no concelho de Alenquer, pelo prazo máximo de três anos.

A sociedade é ainda condenada a tomar medidas de prevenção de danos ambientais decorrentes da sanção acessória de encerramento, para prevenir o abandono e degradação das instalações, como o correcto encaminhamento das águas residais acumuladas no local.

Leia também...

Linha do Norte cortada na Ribeira de Santarém devido a despiste

A Linha Ferroviária do Norte esteve cortada durante cerca de uma hora esta madrugada, na Ribeira de Santarém, devido ao despiste de uma viatura…

Professores acampam novamente em Lisboa e greve por distrito chega a Santarém

Professores de todo o país iniciam hoje em Lisboa um novo acampamento contra as políticas do Ministério da Educação, no dia em que a…

MP pede prisão para principal arguido em processo por tráfico humano de trabalhadores agrícolas

 O Ministério Público pediu hoje prisão para o dono de uma empresa de Almeirim que contratava imigrantes para a agricultura, com a procuradora a…

Idoso morre atropelado por motociclo em Casais da Milhariça

Um homem, de 85 anos de idade, morreu vítima de atropelamento por um motociclo na tarde desta segunda-feira, 19 de Abril, na Estrada Municipal…