A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) condenou uma agro-pecuária ao pagamento de 1,5 milhões de euros por fazer descargas para o meio hídrico e ainda determinou o encerramento de uma exploração por três anos.

Num comunicado, a APA explica que condenou a Agro-pecuária Valinho por 15 contra-ordenações ambientais muito graves, em nove delas em reincidência e em 10 com dolo eventual.

A presente coima será uma das mais elevadas em Portugal, frisa a APA no comunicado.

A condenação foi por “efectuar descargas residuais em meio hídrico” no caso a Região Hidrográfica do Tejo e Ribeiras do Oeste.

“Trata-se de uma decisão administrativa, já notificada e ainda não transitada em julgado, relativa a 15 processos contra-ordenacionais (referentes a 10 explorações suinícolas distintas exploradas pela mesma sociedade) que corriam termos contra a mesma arguida (pessoa colectiva) e que foram objecto de apensação visando uma apreciação conjunta e a prolação de uma decisão única”, diz a APA no comunicado.

A sociedade agrícola foi condenada pela prática, concretiza a APA, de seis infracções relacionadas com a colocação indevida de águas degradadas, e de nove infracções “pela utilização dos recursos hídricos sem o respectivo título”.

Acessoriamente a sociedade é condenada a encerrar a exploração agro-pecuária de Vale Meiriço, no concelho de Alenquer, pelo prazo máximo de três anos.

A sociedade é ainda condenada a tomar medidas de prevenção de danos ambientais decorrentes da sanção acessória de encerramento, para prevenir o abandono e degradação das instalações, como o correcto encaminhamento das águas residais acumuladas no local.

Leia também...

Envolve-se em briga com uma arma de fogo e acaba detido por tráfico de droga

Um homem de 34 anos foi detido pela GNR por ser suspeito do crime de tráfico de produtos estupefacientes, após uma situação ofensas à…

“Bora lá meninas, vamos jogar à bola” em Alpiarça

O Estádio Municipal de Alpiarça recebeu, no dia 21 de Junho, pelas 09h30, a iniciativa “Bora lá meninas, vamos jogar à bola” que contou…

Homem detido por peculato na Chamusca

O Comando Territorial de Santarém, através do Posto Territorial da Golegã deteve um homem de 49 anos, pelo crime de peculato, no dia 2…

PAS Natal 2018 promete muita animação para crianças e jovens

A apresentação do Projecto de Actividades Saudáveis (PAS) Férias de Natal 2018, teve lugar esta sexta-feira, dia 30, pelas 11 horas no Salão Nobre…