O Agrocluster Ribatejo tem um novo projecto aprovado para o apoio à internacionalização das empresas agro-industriais da região. Trata-se do Agriexport 4.0, que contempla a realização de recepções de importadores na região, a realização de mostras promocionais de produtos em diversos países estrangeiros e a organização e promoção de encontros internacionais de negócios.

Visando a melhoria do posicionamento das empresas agro-industriais portuguesas em mercados externos, o Agrocluster irá realizar no período 2018-2020, ao abrigo deste novo projecto agora aprovado, um conjunto de acções de internacionalização, que estão já neste momento, devidamente calendarizadas e a receber intenções de participação por parte das empresas da região.

No que à realização de missões inversas diz respeito, prevê-se a recepção de uma delegação de importadores da Noruega, em Novembro de 2018, o acolhimento de uma delegação de importadores do Canadá, em Abril de 2019, e a recepção de uma comitiva da Holanda, em Setembro de 2019. Já em 2020, prevê-se acolhimento de uma delegação empresarial do Japão em Janeiro e a recepção de uma delegação de gestores de produtos de plataformas digitais, em Abril.

Quanto às mostras promocionais, que contemplam a organização da mesma, a promoção através de exposição de produtos e o agendamento de contactos para reuniões B2B, o Agrocluster prevê a realização de duas acções, uma na República Checa, em Setembro de 2019 e outra na Holanda, em Março de 2020.

O projecto prevê ainda a realização de dois eventos internacionais de negócios, nomeadamente a edição de 2019 e 2020 do AGRIBUSINESS, evento internacional destinado à agro-indústria, que engloba reuniões com potenciais compradores agro-alimentares de diversos mercados e visitas a empresas. Os encontros estão previstos para o mês de Maio.

Esta calendarização foi já divulgada às empresas da região, pelo que as interessadas em marcar presença em qualquer uma delas, poderão desde já firmar a sua pré-inscrição junto do Agrocluster Ribatejo, através dos contactos 249 839 500 ou geral@agrocluster.com.

Para além destas acções, será dada continuidade ao estudo de condicionantes de entrada dos produtos alimentares da região nos mercados da Austrália, Japão, Canadá e Noruega.

De referir que o projecto AgriExport 4.0 tem como objectivo reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas no domínio da internacionalização. Este projecto é promovido pelo Agrocluster em parceria com o Inovcluster, financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.

Leia também...

Gás de garrafa com preços regulados a partir de segunda-feira até ao final do mês

Os preços máximos para o gás engarrafado, em vigor das 00h00 de segunda-feira até final de Janeiro no âmbito do confinamento decorrente da pandemia…

Lojas de Torres Novas com mais de 400 metros quadrados autorizadas a abrir com regras

O presidente da Câmara de Torres Novas autorizou, num despacho divulgado, na sexta-feira, 15 de Maio, a abertura ao público, a partir desta segunda-feira,…

Categoria “Hotel e Creche para Animais” lidera a procura de serviços no distrito durante o Verão

Plataforma que ajuda os utilizadores a simplificar o processo de contratação de um serviço, e os profissionais a angariar mais clientes regista uma alteração…

Tomar procura voluntários para a produção de máscaras

A Câmara de Tomar iniciou uma campanha em que apela ao voluntariado para a produção de máscaras de protecção individual, “precavendo possíveis constrangimentos futuros”…