O Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado inaugurou hoje o Centro Tecnológico de Informática (CTEI), um investimento realizado através da candidatura a fundos europeus, no contexto do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em equipamento e software tecnológico, que vai desde computadores até impressoras 3D.

O centro tem como objetivo servir as necessidades da população escolar, composta por 2300 alunos do agrupamento, nomeadamente os alunos dos cursos profissionais de programação, redes, audiovisual e multimédia.

Para além do uso institucional e escolar, o agrupamento pretende disponibilizar os recursos do CTEI à comunidade e respetivas entidades.

“Pensámos abrir o Centro Tecnológico de Informática à comunidade, na medida em que cada entidade pudesse utilizar este recurso como formação. Considerámos que a cidade podia ter esta mais-valia”, referiu António Pina Braz, diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado.

Nesse sentido, o centro irá funcionar como uma troca de recursos e potencialidades entre a instituição escolar e as respetivas entidades e empresas, no sentido em que as empresas poderão dar formações aos alunos e docentes e vice-versa.

“Aquilo que as empresas poderão dar à escola será uma formação mais prática, ou seja, dentro da especificidade de cada empresa e com os recursos que dispomos, dar aos alunos uma visão mais prática daquilo que cada empresa faz”, explicou Luís Magalhães, docente de informática do agrupamento.

Constituída por diversas salas de equipamentos e um anfiteatro, as instalações foram alvo de obras financiadas pelo próprio agrupamento.

“Fizemos umas pinturas e aproveitámos os armários antigos, porque o investimento foi mesmo em equipamentos e não queríamos estar a despender dinheiro em obras”, revelou António Pina Braz.

O momento solene encerrou com uma visita guiada às instalações do CTEI, conduzida pelo diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado e respetivos docentes da área de informática, e que contou com a presença de representantes da Câmara Municipal de Santarém e do Comando Distrital da PSP de Santarém.

Leia também...

Professor José Pacheco dá conferência em Santarém

Ciclo de conversas promovido pela Comunidade de Aprendizagem da Lezíria

Ana Pereira é a nova presidente da CPCJ de Sardoal

Ana Nazaré Gomes Pereira foi eleita nova Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Sardoal, no passado dia 19 de Outubro,…

Chamusca lança canal de Educação Online para pré-escolar e 1º ciclo

O Município da Chamusca criou um canal no Youtube exclusivamente dedicado a difundir conteúdos da área da Educação, em resposta às condicionantes que a…

Sucesso Escolar apresenta Labmóvel à rede de bibliotecas da Lezíria do Tejo

O Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE LT) e a Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo (RIBLT) deram…