Está tudo pronto para o início de mais um ano lectivo nas oito escolas do Agrupamento Nº 2 de Abrantes. E este ano há novidades.
Pela primeira vez, no liceu, vai funcionar uma turma de 5º ano do Curso Básico de Dança e, no Tramagal, a Escola Otávio Duarte Ferreira vai voltar a ter ensino secundário com uma turma de 10º ano de Ensino Profissional, constituída por dois cursos: Curso de Técnico de Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica e Curso de Técnico de Juventude.
O Curso Básico de Dança, em regime integrado, complementa a oferta de ensino artístico no liceu, que se iniciou há cinco anos atrás com o Curso Básico de Música e que este ano abrangerá cerca de 150 alunos, do 5º ao 9º ano.
O Curso Profissional de Técnico de Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica resultou de um protocolo inédito em Abrantes, estabelecido entre a câmara municipal, a junta de freguesia de Tramagal, as empresas Mitsubishi Fuso e Diorama e o Agrupamento Nº 2. Deste esforço nasceu um curso profissional em que os alunos vão ter formação nas empresas desde o 10º ano, conferindo-lhe uma vertente prática muito maior.
Estas são as duas novas apostas do Agrupamento Nº2 para o ano lectivo que está a começar e que se integram na sua política de diversificação da oferta educativa, da qual a aposta no ensino artístico é apenas um exemplo, e de ir apresentando respostas às aspirações da comunidade, não só do concelho de Abrantes mas também dos concelhos limítrofes.
Assim, para além da generalização, como em todas as escolas do país, do projecto de autonomia e flexibilidade ao 1º, 2º, 5º, 6º, 7º e 10º anos, em Abrantes a oferta formativa neste novo ano lectivo vai ser ainda mais rica e variada.
Há ainda outra novidade, no âmbito da comemoração do Liceu de Abrantes: uma Exposição de Artes de Visuais de antigos alunos, de 24 de Setembro a 20 de Outubro. Esta exposição pode ser visitada de 2ª a 6ª feira, das 17h00 às 21h00, no átrio da Escola Dr. Manuel Fernandes.