A Plataforma de Ensino Superior Politécnico foi lançada ontem, dia 24 de Junho, no auditório da Escola Superior Agrária de Santarém, do Instituto Politécnico de Santarém, numa cerimónia que contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Esta plataforma visa alargar a oferta de ensino superior politécnico, no próximo ano lectivo, aos concelhos da Amadora, Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Odivelas, Sintra, Torres Vedras e Vila Franca de Xira. A plataforma colaborativa envolve os politécnicos de Leiria, Santarém, Setúbal e Tomar, municípios, organizações e empresas.

O coordenador nacional do ensino politécnico, Pedro Dominguinhos, explicou que 35 cursos técnicos superiores profissionais vão ser ministrados pela primeira vez, no próximo ano lectivo, naqueles concelhos do distrito de Lisboa, onde a oferta formativa é “escassa ou inexistente”. As formações poderão chegar a um universo de 875 estudantes.

O projecto arrancará com o envolvimento de mais de três centenas de empresas e demais organizações, nas áreas prioritária de intervenção, com o objectivo de haver uma “oferta de proximidade de formações curtas de âmbito superior, designadamente cursos técnicos superiores profissionais e pós-graduações nas áreas das tecnologias de informação, comunicação e electrónica, química, conservação e restauro, turismo e desporto”.

PUBLICIDADE

Além da proximidade, com estes cursos, os parceiros pretendem “dar resposta às necessidades de qualificação das empresas e desses territórios.

PUBLICIDADE
Leia também...

VÍDEO | Escola D. João II, em Santarém, recebe Sala do Futuro

Foi inaugurada esta quinta-feira, 26 de Setembro, na Escola D. João II,…

Câmara de Santarém paga transporte escolar para todos os alunos do concelho

A Câmara Municipal de Santarém vai pagar, no próximo ano lectivo, a…

Alunos e professores estreiam novas instalações da Escola do Sardoal

Os alunos e professores da Escola Básica e Secundária Drª Maria Judite…

Creche gratuita para todas as crianças de famílias até ao segundo escalão de rendimentos

A creche passa a ser gratuita para todas as crianças de famílias…