A empresa Águas de Santarém vai investir cerca de 350 mil euros na sua rede de abastecimento, nomeadamente na construção de uma estação elevatória, na reabilitação de drenagem em arruamento, na rede de abastecimento de água e, ainda, na reabilitação de infraestruturas elétricas.

Segundo o Conselho de Administração da empresa municipal, estas obras inserem-se “na política de investimento da Águas de Santarém”.

A empresa destaca a construção da Estação Elevatória da Bacia de D. Rita, que será instalada em terreno localizado junto da Estrada de Alfange, em Santarém, com um prazo de execução previsto de 150 dias. O arranque desta obra, que decorre da necessidade de solucionar o problema dos esgotos daquela zona, estima-se que ocorra no início de 2021.

A Águas de Santarém tem também previsto, para o início de 2021, avançar com a substituição de nós e trabalhos que visam dotar os serviços operacionais da empresa de meios de intervenção para abertura, fecho e pavimentação de valas em intervenções localizadas na rede de abastecimento de água do Concelho de Santarém, com a duração prevista de um ano.

A empresa quer ainda avançar com a empreitada de reabilitação de infra-estruturas eléctricas da Estação Elevatória da Ribeira de Santarém, junto à Estação Ferroviária da Cidade, para conferir maior eficiência na gestão do sistema e maior segurança para os colaboradores que a utilizam, tendo sido também adjudicada a substituição das janelas deste equipamento que se situa em local de grande afluência.

A par destas empreitadas, e após inspeção robotizada, a Águas de Santarém, com o objectivo de prevenir potenciais riscos de colapso ou infiltrações de águas pluviais, prevê arrancar, ainda este ano, com a reabilitação do colector de águas residuais domésticas que serve a Av. Marquês de Pombal, na zona de São Domingos – Santarém, numa extensão total de 550 metros.

“Estas obras pretendem a modernização e maior eficiência das redes existentes”, refere a empresa.

Leia também...
Foto de Arquivo

Remoção de barreiras fluviais obsoletas bate novos recordes em 2022

Pelo menos 325 barreiras fluviais obsoletas foram removidas na Europa em 2022,…

Movimento ProTEJO exige recusa de caudal mínimo semanal e defende caudal ecológico

O movimento proTEJO exigiu hoje que o Governo recuse a distribuição do…

Utentes de Benavente questionam legalidade de “corte” do rio Sorraia

A Comissão de Utentes de Benavente manifestou esta quarta-feira, 17 de Julho,…

Águas de Santarém aplica novo tarifário em 2021

A empresa Águas de Santarém sensível aos problemas sociais e económicos provocados…