A Águas de Santarém, empresa gestora de água e saneamento do concelho de Santarém, anunciou o novo projecto de certificação de qualidade destinado aos restaurantes em Santarém: RestáguAS.

A sustentabilidade é palavra-chave por detrás desta novidade, pretendendo sensibilizar o público e potenciar a prática de acções e gestos sustentáveis, tendo como fio condutor a poupança de recursos – crucial neste sector –, nomeadamente a poupança de água.

Com pré-apresentação na inauguração do Festival Nacional de Gastronomia, na Casa do Campino, em Santarém, este Projecto vai agora ser divulgado junto dos agentes locais, para início das certificações.

Trata-se de uma iniciativa que pretende divulgar e estimular boas práticas na actividade de restauração com a atribuição de selo de “restaurante sustentável”, através da certificação de factores de sustentabilidade e combate ao desperdício, o qual tem vindo a ser trabalhado pela empresa, com a colaboração do Chef Rodrigo Castelo e do professor universitário Jorge Cancela, que para além de promover práticas sustentáveis junto dos restaurantes, fornecedores e clientes, procura, também, ser exemplo a nível nacional.

O presidente do Conselho de Administração, Ramiro Matos, referiu que esta iniciativa “Tem outros parceiros que estamos a consolidar e que visa que este projecto não seja estático, não seja só um projecto de certificação, mas que possa ser muito mais, possa ser um projecto de investigação e possa ser até um projeto académico, quer para o nosso ensino secundário quer para o ensino superior”.

Ao nível dos critérios para a atribuição do selo de sustentabilidade RestáguAS, Ramiro Matos, explicou que a avaliação será efetuada através de grelha com múltiplos fatores desenvolvidos em conjunto com os nossos consultores e parceiros em que “vamos apreciar a atividade dos restaurantes, em diferentes vertentes, não só nos hábitos relativamente ao cliente, mas o funcionamento global do estabelecimento, a cadeia de abastecimento, a economia circular, a divulgação e a formação.”. Fez, ainda, menção a pequenas medidas que têm um impacto muito grande, dando exemplos de um conjunto de critérios que os restaurantes terão de cumprir para serem detentores desta certificação.

Os restaurantes certificados com o selo RestáguAS vão poder exibi-lo nas suas montras e equipamentos, podendo os clientes, desta forma, escolher os restaurantes também por este motivo: ser um restaurante sustentável.

Ramiro Matos, salientou que “Tudo isto também foi possível com a ajuda do Chef Rodrigo Castelo, dando-nos a noção daquilo que pode ser feito e até onde pode ser feito na restauração e, também, do professor universitário Jorge Cancela com um grande “track-record” no domínio da sustentabilidade.”

A par deste novo projeto em prol da sustentabilidade, a empresa tem vindo a implementar importantes mudanças com vista a tornar a sua actividade mais sustentável, e com maior benefício económico e ambiental. Exemplo disso, é a certificação no Sistema de Gestão de Responsabilidade Social Corporativa alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Dos 17 ODS que constituem a Agenda 2030, a AS subscreveu oito na gestão da empresa, tratando-se da primeira a obter, em junho de 2022, tal distinção, em solo nacional.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…