A Águas de Santarém foi a primeira empresa do Distrito de Santarém e a terceira do sector a nível nacional a obter a certificação pela NP 4552:2016 – Sistema de gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal – como meio para proporcionar o aumento de uma sociedade menos conflituosa, assente numa maior solidariedade e igualdade entre mulheres e homens, entre as entidades patronais e os trabalhadores e entre as comunidades locais e os seus grupos minoritários. Desta forma, é possível, ainda, intensificar a redução dos conflitos familiares provocados por longas jornadas de trabalho ou horários inadequados a uma vida social, informa a empresa em nota a que o Correio do Ribatejo teve acesso.

Para Ramiro Matos, presidente do Conselho de Administração da empresa, “o facto de a empresa ter como único accionista uma entidade pública não a deve condicionar, mas antes motivar a aplicar princípios de gestão próprios das empresas privadas, tornando as suas práticas inovadoras e sustentáveis e com um olhar muito atento para os seus trabalhadores, que são o centro e a base do cumprimento da sua missão de interesse público”.

Esta norma portuguesa visa dar resposta à necessidade sentida pelas organizações de disporem de um sistema de gestão no âmbito da conciliação, a qual se baseia “em princípios e valores que visam elevar os níveis de bem-estar, qualidade de vida e satisfação geral das partes interessadas”, explica a empresa na mesma nota.

A Águas de Santarém passa a pertencer a um grupo restrito de empresas pioneiras na aplicação desta norma, estando o Conselho de Administração focado nas condições de trabalho dos seus colaboradores, na melhoria da organização do trabalho, na aposta nas tecnologias e nas suas virtualidades para novas formas de trabalho e, também, para agilizar tarefas da vida quotidiana, inovar no apoio e na renovação de formatos tradicionais de entreajuda.

Para esta certificação no âmbito da norma NP 4552:2016 são considerados três eixos de conciliação: Boas Práticas Laborais, Apoio Profissional e Desenvolvimento Pessoal, e Serviços e Benefícios. Destacam-se, como principais benefícios das medidas inerentes a esta norma, a Retenção e Captação de Talento; o Aumento da Motivação; o Aumento da Produtividade; o Aumento do Foco e Concentração no Trabalho; a Diminuição do Absentismo; a Valorização da Organização perante a Comunidade; a Redução de Conflitos Laborais; a Diminuição da Sinistralidade e o Aumento da Satisfação.

O processo foi iniciado em Março para a referida certificação. Nas auditorias de certificação (1ª e 2ª fases) não foram detectadas não conformidades, dando origem à recomendação imediata da certificação, por parte da Bureau Veritas Certification, que concedeu tal distinção à Águas de Santarém no passado dia 01 de Setembro.

“A certificação foi o culminar de um projecto que traduz o empenho e a crença da empresa de que a conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal é o caminho para uma melhor organização, para o bem-estar de quem nela trabalha, com reflexo nas outras dimensões da vida de cada um. Continuamos, assim, apostados neste ciclo de melhoria contínua e na mudança cultural que exige convocar toda a sociedade a assumir um compromisso colectivo com medidas de impacto a curto, médio e longo prazo”, conclui a mesma nota.

Leia também...

Santarém tem três casas de renda acessível a sorteio

As candidaturas podem ser submetidas até 24 de Janeiro de 2022

Mercadona cria 65 novos empregos com abertura de nova loja em Santarém

Em 2022.

Mercadona constrói maior bloco logístico da empresa em Almeirim

A Mercadona, maior cadeia espanhola de supermercados, anunciou que vai construir um…

‘Casa em Santarém’ nomeada para o prémio internacional de arquitectura

O projecto ‘Casa em Santarém’ da empresa dp arquitectos está nomeado para…