A Águas de Santarém na continuidade da reabilitação de infra-estruturas de maior fragilidade ao nível do abastecimento, procedeu à substituição das condutas, elevatória e de distribuição de água, entre a captação da Gançaria e a Rua 8 de Setembro e entre o limite do concelho e Mosteiros. Na sequência destes trabalhos procedeu-se também à repavimentação da estrada que liga o concelho a Mosteiros.

No início do mês de Outubro e pelo período de 120 dias decorrerá mais uma fase do projecto de reabilitação com substituição das duas condutas principais no sistema de Gançaria no troço entre a Rua Dr. Silvino Sequeira e os Reservatórios de Gançaria (zona da Maqueda).

Mais uma vez e na mesma senda de minimização do impacto de abertura de vala e consequente morosidade do processo e inconvenientes para os utentes e utilizadores das vias afectadas será utilizado o método pipe bursting, sem abertura de vala em toda a extensão do traçado.

PUBLICIDADE

Águas de Santarém reabilita colector com recurso a tecnologia de ponta

Numa perspectiva de avaliação/diagnóstico do estado de conservação de colectores, foi efectuada uma inspecção vídeo, tendo sido observadas patologias que sugerem necessidade de intervenção no colector de águas residuais domésticas que atravessa a “Rua O” na zona do Hospital de Santarém.

Assim, e de forma preventiva, entendeu a Águas de Santarém proceder à reabilitação da infra-estrutura, antecipando problemas de maior escala.

De modo a minimizar o impacto da intervenção para a população quer ao nível da qualidade de serviço no âmbito do saneamento de águas residuais quer ao nível da utilização da via pública de reconhecida importância para a circulação viária, os trabalhos serão executados com recurso a técnicas inovadoras que dispensam a abertura de vala (no digging), através do método de relining, que consistirá na passagem de uma manga flexível pelo interior do coletor, inflada e moldada ao formato do colector existente com a aplicação de resinas. Após secagem, além do reforço estrutural que confere, irá restituir o normal funcionamento do colector na condução das águas residuais do sistema em que se inclui.

No local, este colector está a cerca de 8 metros de profundidade, sendo que este sistema permitirá executar em cinco dias uma reabilitação que, com o sistema tradicional de vala aberta, demoraria várias semanas e obrigaria ao desvio do trânsito neste troço da Rua O.

Com esta opção haverá apenas condicionamento de trânsito numa faixa, no sentido Santarém/A1, de 15 a 19 de Outubro durante o período normal de trabalho.

PUBLICIDADE
Leia também...

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…

Condutor não respeita ordem de paragem e foge durante 25 km à GNR

Um homem de 31 anos foi detido e aguarda julgamento em prisão…

GNR detém dono de café por violação do confinamento

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, no sábado, o dono de um…