A Águas de Santarém vai reforçar os meios de captação de água, através de novas captações, de afundamento de outras e da renovação/melhoria dos meios mecânicos de extracção de água subterrânea. Segundo a empresa, que é responsável pelo abastecimento de água no concelho de Santarém, os investimentos estão a ser canalizados em investimentos na recuperação de redes e infraestruturas devido à preocupação com os indicadores de previsão de seca.

Numa nota enviada às redacções, no segundo trimestre de 2019, a empresa esclarece que continua os trabalhos de melhoramentos com adjudicações de valor superior a um milhão de euros.

A empresa está a substituir condutas de água, cuja selecção teve por princípio as que apresentavam maior recorrência de problemas e que incidiram nas localidades de Moçarria, Alcanhões, Póvoa da Isenta, Vale de Santarém e Santarém. Está a proceder à instalação de colunas de elevação em três novos furos, entretanto concluídos, Santarém, Vaqueiros e Abitureiras e que vão entrar em funcionamento este verão. Está em execução um novo furo de captação de água subterrânea na Póvoa da Isenta. Está a rever/reparar os grupos de eletrobombas nos sistemas de Arneiro das Milhariças, Abitureiras e Romeira para aumento da capacitação de resposta em momento de crise. Está a proceder à execução de condutas de abastecimento de água e substituição de ramais em Santarém. Reabilitar instalações de abastecimento de água (diversas).

No âmbito dos sistemas de Águas Residuais foram a empresa adjudicou as empreitadas de construção de um novo colector de esgotos e de uma nova estação elevatória, ambas em Amiais de Baixo.

A par destas intervenções de relação directa com o abastecimento público, continuam a ser desenvolvidos e a serem adjudicadas outras actividades complementares de suporte à manutenção e melhoria da qualidade do serviço que disponibilizam.

A Águas de Santarém está “com o concelho e trabalha em prol do concelho e da qualidade de vida, preservando e cuidando de bens essenciais à subsistência da mesma”, refere a mesma nota.

Leia também...

Movimento proTEJO questiona PGR sobre queixa-crime de 2017 por poluição no rio

O movimento proTEJO questionou a Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre os desenvolvimentos de uma queixa-crime apresentada há três anos por poluição no Tejo, tendo…

Santarém tem 11 novas ilhas ecológicas

O Município de Santarém conta com 11 novas Ilhas Ecológicas, implantadas na Rua Dr. Virgílio Arruda- duas unidades, na Rua Prof. Manuel Bernardo das…

Voluntários retiram 1500kg de resíduos do Polje de Minde

Cerca de 1500kg de resíduos foram removidos do Polje de Minde no dia 22 de Abril, Dia Mundial da Terra, numa acção de voluntariado…

Nova vaga de inscrições para a campanha “Adote Também o seu Compostor”

A Ecolezíria, empresa intermunicipal da Lezíria do Tejo para o tratamento de resíduos urbanos, já distribuiu quase quatro mil compostores domésticos gratuitamente no âmbito…