A Águas de Santarém vai reforçar os meios de captação de água, através de novas captações, de afundamento de outras e da renovação/melhoria dos meios mecânicos de extracção de água subterrânea. Segundo a empresa, que é responsável pelo abastecimento de água no concelho de Santarém, os investimentos estão a ser canalizados em investimentos na recuperação de redes e infraestruturas devido à preocupação com os indicadores de previsão de seca.

Numa nota enviada às redacções, no segundo trimestre de 2019, a empresa esclarece que continua os trabalhos de melhoramentos com adjudicações de valor superior a um milhão de euros.

A empresa está a substituir condutas de água, cuja selecção teve por princípio as que apresentavam maior recorrência de problemas e que incidiram nas localidades de Moçarria, Alcanhões, Póvoa da Isenta, Vale de Santarém e Santarém. Está a proceder à instalação de colunas de elevação em três novos furos, entretanto concluídos, Santarém, Vaqueiros e Abitureiras e que vão entrar em funcionamento este verão. Está em execução um novo furo de captação de água subterrânea na Póvoa da Isenta. Está a rever/reparar os grupos de eletrobombas nos sistemas de Arneiro das Milhariças, Abitureiras e Romeira para aumento da capacitação de resposta em momento de crise. Está a proceder à execução de condutas de abastecimento de água e substituição de ramais em Santarém. Reabilitar instalações de abastecimento de água (diversas).

No âmbito dos sistemas de Águas Residuais foram a empresa adjudicou as empreitadas de construção de um novo colector de esgotos e de uma nova estação elevatória, ambas em Amiais de Baixo.

A par destas intervenções de relação directa com o abastecimento público, continuam a ser desenvolvidos e a serem adjudicadas outras actividades complementares de suporte à manutenção e melhoria da qualidade do serviço que disponibilizam.

A Águas de Santarém está “com o concelho e trabalha em prol do concelho e da qualidade de vida, preservando e cuidando de bens essenciais à subsistência da mesma”, refere a mesma nota.

Leia também...

“O futuro do meio ambiente é um tema que deve estar na ordem do dia”

Carlos Henriques, de 36 anos de idade e natural de Santarém, é…

Aprovado projecto de requalificação da mata municipal em Ourém

A Câmara de Ourém aprovou, por unanimidade, o projecto de requalificação ecológica…

Sistema de saneamento de Alcanena vai ter apoio de 5 ME para modernização

O Plano Estratégico para a Evolução do Sistema de Saneamento de Alcanena…
Foto de Arquivo

Tribunal Administrativo decreta encerramento da Fabrióleo

O Tribunal Central Adminstrativo Sul decretou o encerramento da fábrica de reciclagem…