A Águas de Santarém vai reforçar os meios de captação de água, através de novas captações, de afundamento de outras e da renovação/melhoria dos meios mecânicos de extracção de água subterrânea. Segundo a empresa, que é responsável pelo abastecimento de água no concelho de Santarém, os investimentos estão a ser canalizados em investimentos na recuperação de redes e infraestruturas devido à preocupação com os indicadores de previsão de seca.

Numa nota enviada às redacções, no segundo trimestre de 2019, a empresa esclarece que continua os trabalhos de melhoramentos com adjudicações de valor superior a um milhão de euros.

A empresa está a substituir condutas de água, cuja selecção teve por princípio as que apresentavam maior recorrência de problemas e que incidiram nas localidades de Moçarria, Alcanhões, Póvoa da Isenta, Vale de Santarém e Santarém. Está a proceder à instalação de colunas de elevação em três novos furos, entretanto concluídos, Santarém, Vaqueiros e Abitureiras e que vão entrar em funcionamento este verão. Está em execução um novo furo de captação de água subterrânea na Póvoa da Isenta. Está a rever/reparar os grupos de eletrobombas nos sistemas de Arneiro das Milhariças, Abitureiras e Romeira para aumento da capacitação de resposta em momento de crise. Está a proceder à execução de condutas de abastecimento de água e substituição de ramais em Santarém. Reabilitar instalações de abastecimento de água (diversas).

No âmbito dos sistemas de Águas Residuais foram a empresa adjudicou as empreitadas de construção de um novo colector de esgotos e de uma nova estação elevatória, ambas em Amiais de Baixo.

A par destas intervenções de relação directa com o abastecimento público, continuam a ser desenvolvidos e a serem adjudicadas outras actividades complementares de suporte à manutenção e melhoria da qualidade do serviço que disponibilizam.

A Águas de Santarém está “com o concelho e trabalha em prol do concelho e da qualidade de vida, preservando e cuidando de bens essenciais à subsistência da mesma”, refere a mesma nota.

Leia também...

Cartaxo já arrancou com projecto de iluminação pública sustentável

O Município vai substituir 3 mil 468 luminárias que representam cerca cinquenta por cento do total de pontos de iluminação pública do concelho, por…

Câmara de Azambuja diz que aterro vai encerrar mesmo com licença ambiental

O presidente da Câmara Municipal de Azambuja assegurou hoje que a autarquia não vai permitir a laboração do aterro do concelho “por muito mais…

Ecolezíria distribuiu perto de 4.000 compostores domésticos

A Ecolezíria distribuiu perto de 4.000 compostores domésticos, gratuitamente, no âmbito da campanha “Adote um Compostor”, lançada em abril de 2021, afirma, em comunicado,…

Santarém promove debate sobre gestão sustentável da água

A Câmara de Santarém promoveu na sexta-feira, 15 de Fevereiro, uma conferência para divulgar e debater “soluções mais eficientes e eficazes” para garantir a…